A Questão Das Salas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos cumprir as recomendações da educação integral no cotidiano familiar, nas relações mútuas entre marido e esposa?

Resposta: Eu não vejo nenhum problema aqui. Nas palestras para casais, nós ensinamos o capítulo chamado “livre arbítrio”. Ele fornece informações sobre a natureza e a sociedade, de onde concluímos que a pessoa é um produto do ambiente. Então, se ela quiser mudar, ela só precisa escolher o ambiente que irá mudá-la. Isso depende da decisão da pessoa, e a realização está nas mãos do ambiente.

Suponha que há várias salas diante de você e em cada uma há um ambiente especial. Uma sala vai transformá-lo num criminoso, na outra sala você vai se tornar um intelectual, na terceira sala você será perfeito, na quarta sala você vai saber como tomar as decisões certas e na quinta sala você vai se tornar um perfeito homem de família. Você escolhe uma sala, atravessa-a, e sai na outra porta completamente formado, um graduando em Oxford ou um ladrão, um gigolô ou um homem de negócios, etc. Tudo depende das “quatro paredes”.

Esta é a razão de ser tão fácil; tudo que você precisa é ensinar a pessoa este princípio e preparar o ambiente certo para ela. Então, ele irá, sem dúvida, ter sucesso. Assim, o problema que estamos enfrentando é dividido em duas partes:

  • Ajudar a pessoa a decidir, de modo que ela vai escolher o “quarto” correto, ou seja, o ambiente correto.
  • Preparar este ambiente para ela.

Assim, nós lhe damos tudo o que ela precisa.

Aos poucos as pessoas vão aderir ao novo ambiente, expandi-lo em quantidade e reforçá-lo em qualidade. À medida que ele se tornar mais atraente, será mais fácil para as pessoas escolhê-lo e todos terão a chance de ser corrigidos. Não é difícil, tudo que a pessoa tem a fazer é tornar-se parte desta sociedade, e ela a influenciárá.

Claro, o processo de incorporação e melhoria tem de ser acompanhado pelas ferramentas certas, mas no todo ele é muito simples: a pessoa não tem que mudar a si mesma, ela só precisa estabelecer a conexão correta com o ambiente direito.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 11/07/12

Comente