A Imagem Da Criação Pendurada Em Dois Ganchos

Dr. Michael LaitmanA fim de captar a imagem certa da realidade, nós temos que estar familiarizados com os dois pontos de vista que existem: o ponto de vista do Criador e o ponto de vista da criatura, e entender a relação entre eles. Com base nestes dois estados, podemos determinar a nossa atitude para com o desejo, de modo que, no final, todos estes pontos determinem a relação entre o Criador e a criatura de acordo com a oposição em semelhança de um com o outro, e nos dê uma nova percepção da realidade.

Não será mais a mesma imagem falsa que vemos agora, chamada de “mundo imaginário”, que é unilateral e limitada apenas ao que se passa através de nós, através do filtro egoísta, proporcionando-nos o sentimento deste mundo. Com a realidade ampla e infinita fora de nós, para além dos limites de nossa percepção, quando ela passa pelo nosso ego e atinge nossos sentimentos, ela é restrita ao tamanho de uma imagem corporal deste mundo que, no final, nós sentimos. Mas para chegar a uma percepção ilimitada, nós precisamos de novos pontos de vista.

A nossa realidade limitada e egoísta é chamada de “animal”, uma vez que é percebida pelo nosso organismo animal. A fim de sentir a verdadeira realidade, nós precisamos de dois pontos de vista: um ponto que é o oposto ao Criador e outro ponto que é semelhante ao Criador. Entre estes dois pontos, a partir dos diferentes tipos de conexões entre eles, tais como a favor e contra, semelhante e oposto, nós vamos construir a nova imagem do nosso mundo. Todos os atributos opostos e todos os semelhantes serão os componentes de nossa percepção.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/07/12, Escritos do Baal HaSulam