Uma Pluma Que Pesa Cem Toneladas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que tipo de esforço é o meio para o avanço espiritual? Eu posso ajudar um amigo a se esforçar ou eu roubo o seu trabalho com isso?

Resposta: O esforço é o que está acima das minhas capacidades humanas. Eu não posso ajudar o outro e completar o seu trabalho, mas posso dar um exemplo para ele de modo que será mais fácil para ele se esforçar.

Portanto, eu não roubo o seu trabalho, mas sim o ajudo. Quanto mais ajudarmos uns aos outros dando o exemplo, de modo que será mais fácil para o amigo para se esforçar ainda mais, de forma mais eficiente vamos avançar.

Com isso, podemos trocar o esforço corporal pelo esforço espiritual! Assim, o trabalho corporal parece ser muito difícil e o trabalho espiritual parece ser muito fácil, porque você adiciona o vigor do grupo a ele. O resultado é que você tem que mover uma carga de cem toneladas e a move, mas você tem o auxílio de um milhão de pessoas empurrando a carga com você.

Você não tem que sentir o peso da carga que é de 100 toneladas. Estas 100 toneladas são necessárias apenas para que através delas você alcance a conexão com um milhão de pessoas.

Portanto, não há necessidade de sofrimentos sem sentido; tudo que temos a fazer é entender por que sofremos.

Se você sentir dificuldade, dor, rejeição e tristeza em um determinado lugar, isso significa que o esforço não é o correto. Como se diz: “Tu não me invocaste a mim, ó Jacó”. Se com muito esforço e suor você carrega a carga que lhe foi dada pelo Criador, isso significa que você não está se esforçando corretamente, e esse ônus pertence à outra pessoa e não ao Criador.

O prazer do trabalho é saber para quem estamos nos esforçando.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/06/12, Shamati # 117

Comente