Uma Condição Óbvia Sem Palavras

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que em seus artigos o Baal HaSulam fala apenas da necessidade de aderir-se a livros e escritores sem mencionar a importância de aderir-se ao grupo?

Resposta: A importância de aderir-se ao grupo não é mencionada porque é uma condição clara e óbvia. A unidade, a conexão com os outros, é o vaso sem o qual é praticamente impossível começar a trabalhar. Graças a ela você sobe acima do seu ego e chega a um mínimo desejo de doar, a partir do qual você continua.

Mas se você não tiver um ambiente, que o ajude a sair do buraco, do seu ego, então não há ninguém com quem conversar. Trata-se de uma pessoa, de um discernimento em nós que se eleva acima do ego, e isso só é possível através da adesão aos amigos. A menos que você realize estas ações, é como se você não tivesse ainda nascido, e ainda não há ninguém com quem conversar. Nós não estamos falando sobre o que a pessoa tem que fazer, já que ela é uma gota de sêmen e ainda não nasceu.

Trata-se de uma pessoa que já existe, ou seja, do discernimento dentro de uma pessoa que é evocado e se eleva acima do seu ego. Isto só é possível com a ajuda do ambiente. Na medida em que a pessoa está aderida ao ambiente, ela pode sair do seu ego e elevar-se acima dele. Não há outra força que possa tirá-la.

Mais tarde, nós já podemos falar de suas outras ações espirituais para as quais a força do ambiente também é necessária, uma vez que ela própria não tem poderes. A pessoa é um desejo de receber, e não há nada que possamos falar sobre isso. Trata-se apenas da parte que subiu acima do ego e por isso é chamada de amigo, de pessoa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/06/12, Shamati # 25