Uma Centelha Do Desejo Do Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a pessoa sente que pode avançar por conta própria sem a ajuda do meio ambiente?

Resposta: As pessoas preferem confiar em si mesmas, uma vez que estão acostumadas a implantar suas habituais abordagens egoístas. Por causa do desejo egoísta, a pessoa não apela à Luz superior que Reforma, mas acha que vai ganhar tudo usando seu próprio conhecimento e esforço. Nós tendemos a pensar que somos inteligentes e fortes o suficiente para superar todos os obstáculos e receber uma recompensa sem ajuda externa.

Nós achamos que não precisamos da força superior, o Criador. Quando nos sentimos poderosos, deixamos de manter a conexão com a força superior, mesmo que presumamos que ela existe. A pessoa começa a imaginar sua associação com a força superior apenas quando enfrenta ameaças neste mundo ou teme a punição após a morte num mundo futuro, ou seja, somente quando não consegue lidar sozinha.

Se a pessoa está confiante de que terá sucesso e preenche seus desejos egoístas por conta própria, ela não se esforça em alcançar a força superior. Mas, quando a centelha, que faz parte da Luz superior, desperta na pessoa, ela sente que não pode ser satisfeita, a menos que esteja conectada com a força superior, que lhe dá satisfação adicional.

A centelha não é apenas uma partícula de Luz de cima que foi removida e colocada em mim. Esta centelha é a menor iluminação da Luz, do Criador, que desceu dentro de uma pessoa: o início da revelação do Criador em mim. Este é o começo do homem (Adão) dentro de nós, semelhante ao (Domeh) Criador.

A centelha precisa estar conectada ao desejo de desfrutar, de modo que eles alcancem a harmonia, estabelecendo a conexão correta entre si. É nisso que temos que trabalhar até que o Criador se revele completamente a nós e não apenas numa pequena centelha; em outras palavras, em vez de um pequeno desejo de sermos satisfeitos, devemos encontrar grande aspiração, e ambos devem chegar à adesão completa.

Uma pequena parte do Criador é revelada dentro de nós: isso é chamado de um despertar espiritual, uma centelha. Uma pequena parte do grande desejo de desfrutar desperta todas as minhas paixões terrenas por comida, sexo, família, riqueza, poder e conhecimento.

A diferença entre o meu desejo natural e a centelha é que o desejo de ser satisfeito exige que o preenchamos para nosso próprio benefício, enquanto que a centelha requer satisfazer os outros, a doação. Eles se contradizem, e assim a pessoa primeiro perde a cabeça quando sente primeiros vez a centelha pela primeira.

A pessoa sente a divisão porque o desejo de ser satisfeita lhe puxa para este mundo com todos os seus prazeres egoístas, enquanto que a centelha de doação a leva para numa dimensão completamente diferente, embora ela não saiba onde ou o que é. Neste ponto, nós paramos de nos preocupar com este mundo e ficamos totalmente atraídos por algo mais sublime e sobrenatural.

No final, a centelha nos leva a um lugar especial, onde podemos compreendê-la, isto é, um lugar onde o desejo do Criador se revela com maior força. O lugar é chamado grupo Cabalístico.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 6/6/12, Shamati # 21