Um Passo em Frente

Devemos sempre tentar lembrar que tudo que nos acontece não é um destino cego, mas vem do Criador, e não há outro além Dele. Se eu de repente me lembro do Criador, tampouco é por acaso também, mas é porque isso é o que o Criador quer, e assim Ele me lembra isso. Portanto, eu deveria ser grato que me é dada a sensação do tratamento especial que me é dada do Alto, e eu deveria responder em conformidade. Isto significa que o Criador me trouxe para perto Dele.

Esta aproximação pode ser sentida como boa ou ruim. O sentimento está no desejo de receber, e se é um sentimento bom, eu tenho que trabalhar acima dele e tentar fazer algo para o benefício do Criador.

Um sentimento bom é um problema, já que nosso desejo de receber sente prazer nisso e é cheio de orgulho. Eu gosto ou estou simplesmente de bom humor de ter enchido o meu desejo com respeito, conhecimento e controle. Em tais condições, é difícil para mim saber porque eu estou repentinamente atraído pelo Criador: talvez seja porque o meu desejo de receber se sinta bem e agora ele me empurra para frente de modo que o Criador vai enchendo o meu orgulho, meu desejo de controle e respeito .

É muito mais fácil me atribuir ao Criador quando eu não sinto satisfação, mas sim sinto a escuridão. Então eu não recebo qualquer compensação no meu desejo de receber. Nesses casos, mesmo se eu fizer o menor esforço e querer aderir ao Criador sem receber qualquer prazer por Ele, eu já estarei acima do meu desejo de receber, que não recebe qualquer recompensa.

Acontece que as pessoas fracas devem ser conduzidas através da escuridão, para que das trevas seja mais fácil para elas se levantarem e avançarem na “fé acima da razão.” Desde que não recebam nada dentro da razão, tudo está no escuro. É assim que é permitido que uma pessoa cresça.

No entanto, a grandes pessoas lhe são dadas o endurecimento do coração. Elas são julgados pelo êxito, dinheiro, respeito, conhecimento, controle. Então, uma pessoa sente a Luz, ou seja, o preenchimento de todos esses desejos, mas ela tem que subir acima disso e aderir-se ao Criador, e não pela recompensa em seu desejo de receber.

Este é um trabalho muito difícil,que diz: “Chame a Ele, quando Ele estiver perto” Mas perto do que, é perto do meu desejo de receber ou perto da minha capacidade de subir acima disso?

Talvez o Criador esteja me enviando um sentimento desagradável, mas por isso quer levar-me para perto e para me ajudar a alcançá-Lo acima do meu desejo de receber. Ao me dar preenchimentos diferentes no meu desejo corporal egoísta, Ele não fica mais próximo de mim. Pelo contrário, Ele se afasta. Ele pode estar mais perto de mim, apesar de todas as tentações egoístas eu passo a aderir a Ele com mais força.

Tudo é avaliado em relação a uma pessoa que verifica e mede os seus estados. A principal coisa é como ela interpreta todos os estados e se eleva acima deles, justificando o Criador, que quer levá-la para mais perto Dele. Se uma pessoa entende isso, então não importa o que vem junto, ela recebe todo o estado como o estado mais ideal para se aproximar do Criador. Assim, eles ficam próximos um do outro.

[79992]

Da 1 ª parte da Lição Diária da Cabala de 07/06/2012, Shamati # 241