Tudo Foi Criado Perfeitamente De Cima…

Dr. Michael LaitmanNo workshop de ontem nós tivemos uma oportunidade geral e coletiva em todos os grupos ao redor do mundo para crescer acima da nossa sensação de peso. Nós fomos derrubados por esse peso e foi difícil para nós conectar e crescer na nossa mente e coração.

Nós sentimos que não podíamos fazê-lo. Estávamos perdendo a intensidade necessária do sentimento e da clareza de pensamento, e este é um estado maravilhoso para o nosso trabalho, que temos que entrar por um momento, a fim de senti-lo. No entanto, nós devemos saber de antemão que estamos experimentando agora esta sensação de peso e que vamos discerni-la para subir imediatamente acima dela.

Assim, eu estou sentindo essas sensações que passam pela minha mente e coração: embotamento do sentimento, penumbra do pensamento e da consciência, e agora eu subo acima de tudo isso. Eu não me importo com o que sinto agora; acima, eu quero construir um estado completamente novo que não se baseia em meus sentimentos e minha mente animal terrestre, mas que está relacionado com o estado mais elevado: a espiritualidade e a doação.

Isso significa que eu vou receber instrumentos de percepção e desejo completamente novos, que estão acima de mim e não dependem totalmente de mim. Eu uso os desejos dos outros, não os meus, mas pensamentos que são estranhos para mim, ou seja, aqueles que pertencem a outros, para que através deles eu doe ao Criador e a eles. Então, eu não tenho nenhum problema já que não estou fechado dentro de mim, mas subo acima de minha percepção egoísta.

Esta sensação de peso veio justamente para nos mostrar se podemos ou não subir e preencher o mundo com Luz, se nós podemos dar algo à humanidade. A sensação adequou-se com precisão ao tema do workshop. Foi um pacote completo; tudo foi arranjado perfeitamente de Cima.

Nossos grupos deveriam ter se conectado o máximo possível, acima de toda essa sensação de peso, e pensado sobre a nossa influência no mundo de acordo com o tema do workshop.

As mulheres encontraram uma resposta maravilhosa à questão de como devemos dar ao mundo e como o mundo deve se conectar a nós, através do exemplo de uma mãe que amamenta seu bebê. Este é um exemplo muito preciso, porque reflete a transição das Sefirot redondas (Igulim) para os desejos retos (Yosher).

Ou seja, nós nos elevamos acima dos nossos desejos e pensamentos e encontramos um novo vaso graças à nossa união. Quando cada pessoa sai de si mesma e torna-se incluída em outros, ela sai de seus pensamentos e sensações e adquire novos desejos e razão onde não está limitada por nada. Esta é a forma como avançamos.

Mas algumas pessoas se envolvem em sua sensação de amargura e escuridão e sofrem por causa disso, em vez de invertê-la e transformá-la em Luz através do seu trabalho, ascendendo acima da escuridão. A pessoa deve perguntar: por que ela prefere sofrer? Será que ela realmente ama sofrendo tanto? Isto é estúpido e resulta do nosso orgulho, nossa incapacidade de superar a nós mesmos.

Ou talvez você não entenda que o seu vaso espiritual não está dentro de você, mas acima de você? E que todas essas sensações difíceis no coração e na mente são destinadas a ajudá-lo a subir. A força geral do grupo deve despertá-lo e ajudá-lo a fazer isso. Portanto, você não está usando-a? E o professor diz que você tem que subir. Você não entende isso, ou não ouve?

De qualquer forma, este é um bom estudo. Este peso é simplesmente um presente de Cima, que corresponde exatamente ao tema do workshop escolhido. É assim que nos mostram como podemos facilmente subir acima deste peso, mas não fomos capazes de fazê-lo. E tudo isso deve-se ao valor insuficiente do ambiente, a falta de importância e a necessidade de subir acima desta sensação.

Isto só mostra que a qualidade de doação para a qual eu subo é menos importante para mim do que a sensação no meu próprio estômago. Primeiro de tudo, eu quero me sentir bem, e só então estou pronto para subir mais alto. Veja como essa condição é egoísta.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/06/12, Escritos do Baal HaSulam