Profissional Ou Amador?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que nós precisamos de profissionais para criar um mecanismo integral para as massas, de modo a definir novos exemplos do modo de pensar das pessoas, ou basta sermos ávidos amadores?

Resposta: Muitas das pessoas que estão estudando o sistema integral devem manter seus empregos. Mas elas entendem esse sistema, elas mudaram, querem avançar e melhorar. Através da unidade que adquiriram nos debates, mesas redondas e workshops, elas sentem a revelação do novo mundo.

Mas, na verdade, nós precisamos preparar profissionais. O que eu quero dizer com preparar?

Hoje, cerca de 20-30% das pessoas em muitos países estão desempregadas. Estas são pessoas saudáveis e normais que pensam que ficariam felizes em participar de algo, mas não conseguem se realizar. Depois de alguns anos desempregada, essa pessoa não será capaz de fazer algo. Nós devemos atrair essas pessoas para realizar mudanças internas e, depois, torná-las educadoras da nova geração. Este deve se tornar o seu trabalho.

De qualquer forma, nós temos que sustentá-las e fazer algo com elas. Na Europa, elas recebem algum seguro desemprego, refeições gratuitas, e assim por diante.

Hoje, as pessoas se encontram numa situação tal que grande parte da sociedade vive com um auxílio miserável. Na Holanda, por exemplo, o desempregado recebe 180 euros por mês, que não é suficiente para viver. Uma vez por dia ou uma vez por semana ele recebe comida e graças a isso pode de alguma forma se arranjar. E esta é a Holanda, a Europa! A mesma coisa acontece em outros países onde as coisas são ainda piores.

Nós estamos à beira de uma situação tão dramática no mundo e na sociedade que simplesmente precisamos fazer alguma coisa.

Em alguns países, especialmente nos países em desenvolvimento na América do Sul, ninguém está pensando na crise, mas eles gradualmente chegarão lá também. Afinal, nós estamos mutuamente conectados.

Por outro lado, nestes países existem muitas pessoas pobres e as disparidades entre pobres e ricos é enorme. Portanto, também aqui nós podemos nos aproximar dos líderes de algumas organizações e começar a trabalhar. Mas isso ainda parece estar longe.

Se tomarmos a América do Norte, Europa, Rússia, todo o hemisfério norte, até a China e o Japão com seus problemas, então podemos ver que não há outra escolha.

Nós devemos colocar as massas de pessoas desempregadas não apenas nos cursos de educação integral, mas também nos cursos de formação de professores e cursos que treinem educadores, professores, etc., a fim de que sejam capazes de alterar gradualmente a humanidade para que esta se torne mais semelhante à natureza em seus próprios países e em outros lugares. Há uma grande oportunidade aqui.

Quando você diz às pessoas que vivem com um auxílio miserável que a conclusão bem sucedida dos primeiros cursos e treinamento de educação integral e a subsequente preparação de palestrante e educador irão proporcionar-lhes um trabalho e salário respeitável, isso lhes oferece a autorealização, sucesso e paz.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 20/05/12