Popularização Do Método Integral

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que mecanismo faria com que as pessoas se interessassem pelo método integral? A pessoa moderna só está interessada no sucesso, em se tornar um profissional, ganhar mais dinheiro, e assim por diante. Como ela mudaria dessa direção familiar para uma nova direção sem violência, crises ou doenças?

Resposta: A Natureza ainda vai nos forçar a mudar através da violência, crise e doenças, de modo que isso vai nos levar a fazer essas alterações de qualquer maneira. Mas nós não queremos que isto seja realizado através de tais métodos severos, dramáticos e cirúrgicos. Nós queremos que isso seja voluntário, suave e gradual, não com golpes do destino nem através de grande derramamento de sangue.

Eu acho que é simplesmente uma questão de promoção, do mesmo modo que coisas que antes não eram atrativas tornam-se popularizadas (como a física ou a poesia, não importa o quê), através da incorporação de certos mecanismos neste processo. Embora fosse um programa de governo, agora podemos criar uma publicidade positiva através de vários filmes, livros especiais, e assim por diante. Em outras palavras, é possível alcançar um estado em que esta ideia ou as pessoas envolvidas nele serão bem-vindas, populares e na moda.

Claro que para isso precisamos atrair pessoas famosas, celebridades que vão dizer que estão interessadas, que são especiais porque estão envolvidas na educação integral, nesta “reencarnação”. É possível até mesmo apresentá-la como uma revolução dentro da pessoa, como mudanças internas extremamente significativas nela. Como resultado dessas mudanças, o próprio mundo e a sociedade são sentidos de forma completamente diferente, as questões da vida e da morte se tornam mais claras e próximas, e a barreira entre o nascimento, vida e morte começa a diminuir gradualmente. A pessoa começa a ser incluída na sociedade e lentamente desaparece como um indivíduo, já que internamente ela se sente como um elemento de um mecanismo constante e eterno da Natureza. Aqui nós encontramos as sensações psicológicas que podem se tornar popular: a sociedade adora essas experiências picantes e excitantes.

Da “Discussão sobre Educação Integral” 20/05/12