O Tribunal De Justiça Como Forma De Compreensão Da Essência Humana

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é o tribunal, como forma de formação integral? O que nós julgamos: o egoísmo?

Resposta: Nós podemos julgar a própria pessoa (como normalmente é feito), e podemos julgar suas qualidades, apesar de amá-la. Isto é, nós separamos tudo isso em camadas: eu a amo como filha e vejo quais qualidades negativas são inerentes a ela por natureza: suponha, ela recebeu isso de seu avô, bisavô, ou outros antepassados.

Eu estou tentando dividir em camadas que ela recebeu da natureza, tentando me relacionar com ela de maneira diferente, tanto em relação a ela quanto suas qualidades. Aqui, eu posso justificar ou julgá-la.

Eu posso evocar nela uma atitude apropriada em relação a mim: este sou eu, e isso não é meu. O que não é meu vai ficar em mim; eu não posso fazer nada com isso. Meu o “eu” devo ser construído de tal maneira que compense o que “não é meu” – todas as minhas inclinações egoístas antissociais – a fim de estabelecer contato com os outros.

Isto é, o julgamento é multifacetado. A principal coisa é atuar assim e, gradualmente, organizar melhor a percepção, a fim de entrar em contacto com os outros mais tarde, porque eu a entendo e ela me entende. Mesmo sem olhar – isso acontece em nossos sentimentos, a nível subconsciente, sem olhar para a pessoa – eu já posso senti-la, e ela pode me sentir.

Fenômenos surpreendentes ocorrem aqui, como a ausência de contato humano, superando a distância. Todas as nossas características físicas, nossas qualidades e sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato) são dissolvidos em conjunto com o nosso corpo animal. Nós começamos a nos perceber no nível da informação, da sensação. Sua mente e coração são o que está em contato comigo. Um avanço gradual está ocorrendo.

Pergunta: Acontece que toda vez que eu me livro de parte do meu ego, eu me dirijo em direção à unidade, isso é verdade?

Resposta: Até o ponto em que você começa a sentir a essência interior das pessoas, você começa a perceber isso corretamente; caso contrário, você não será capaz de sentir: um determina o outro. Isso eleva você gradualmente do nível animado ao nível humano, o nível da essência interna integral de todos.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 18/12/11