O Retorno Do Colapso Global

Dr. Michael LaitmanOpinião (Michael Casey, autor de O Comércio Desleal, editor executivo da Dow Jones e do The Wall Street Journal): “Nos anais da experiência econômica mundial, 2009 foi um ano terrível. Foi o primeiro desde 1945 em que a produtividade econômica global encolheu no todo.

“Agora, apenas três anos depois, estamos na iminência do mesmo acontecer novamente. Divulgações de dados de todo o mundo na semana passada sugerem que uma desaceleração alarmante e sincronizada está em andamento. Outra recessão global, logo após a última, num momento em que uma crise intratável da dívida está fazendo a Europa em pedaços enquanto um Estados Unidos dividido ainda está se recuperando da crise financeira de 2008-2009, poderia facilmente minar as relações comerciais internacionais e até mesmo ameaçar a paz mundial.

“As tensões transformaram um rompimento da zona do euro numa possibilidade nítida. Se isso acontecer será uma catástrofe global. O sistema bancário internacional que se desenvolveu a partir da pré-crise do excesso de poupança global está muito interligado para suportar um evento como esse sem perdas profundas e fuga extrema de capitais.

Tendo esgotado a munição na última rodada, os governos têm pouco poder de fogo fiscal ou monetário. Eles deveriam deixar de lado suas agendas internas e se engajar em ações verdadeiramente coordenadas. Para restaurar a confiança do investidor global, eles precisam liberar o comércio, coordenar as políticas fiscais e sociais que ajudam a corrigir os desequilíbrios de poupança e gastos, escrever as regras necessárias que exigem taxas flutuantes de câmbio e uniformemente regular setores financeiros, e desenvolver um sistema centralizado para armazenar reservas de divisas de modo que o dólar perca seu domínio distorcido”.

Meu comentário: As soluções propostas só podem ser teóricas, porque no momento em que os governos atuais começarem a realizar as alterações, tudo ameaçará ruir completamente. Isso é exatamente o que explica a inação dos líderes da União Europeia.