O Egoísmo Está Mudando Sua Forma

Dr. Michael LaitmanPor que o egoísmo muda de linear para circular? Qual é a qualidade do egoísmo circular?

Nós podemos imaginar o egoísmo linear como uma linha reta que consiste de uma multiplicidade de pontos. O egoísmo linear só consegue ver o ponto seguinte diante de si mesmo e corre até ele como um cachorrinho, e depois disso ao próximo objetivo, e assim por diante. Ele não vê nem mesmo alguns pontos à frente dele, porque não se preocupa com eles. Ele está interessado apenas no curto prazo, no próximo objetivo.

O egoísmo circular mostra um círculo, em vez do próximo objetivo. O círculo é a eternidade, o infinito, o descolamento da linearidade, mesmo na superfície. Isto se refere ao sentido geral de ser. Esta é a diferença entre o egoísmo circular e o egoísmo linear dentro de nós.

Hoje, quando uma pessoa e o mundo em geral tornam-se circular e integral, as pessoas experimentam a necessidade de se familiarizar com o propósito da existência. Sem isso, elas serão incapazes de viver e progredir. Sem isso, haverá terror e morte, porque não há sentido nesta vida se a pessoa não sente um objetivo superior na vida.

O propósito superior é o próximo degrau ao qual temos que subir na nossa evolução. Não é a vida após a morte; não tem nada a ver com religião. A oportunidade da realização pessoal no próximo nível desta generalidade circular e única dá à pessoa força e produtividade em tudo.

No entanto, nós devemos explicar à pessoa o que recebemos quando nos tornamos integrais. Nós subimos acima de nós mesmos e obtemos o instrumento para a obtenção do conhecimento, da sensação e da compreensão superior. Com base neste instrumento, podemos criar, escrever artigos, pesquisar o mundo e nós mesmos, nosso propósito, e assim por diante.
A pessoa que começa a sua realização pessoal encontra entre nós o novo “eu” comum. Ela recebe as respostas a todas suas perguntas, porque se torna portadora de um novo instrumento para a aquisição de conhecimento.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 23/05/12

Comente