História Do Mundo: O Caminho Para Garantia Mútua

Dr. Michael Laitman“A Arvut (Garantia Mútua)” é o artigo mais importante de todos os artigos escritos pelo Baal HaSulam porque fala sobre os princípios, as raízes do nosso trabalho. Ele explica porque o povo de Israel foi criado tanto na história quanto no processo global de desenvolvimento, porque um elo de transição é importante para transferir o método de correção do Criador às criaturas, e porque esta metodologia deve vir através de um grupo especial que se separou do resto da humanidade na antiga Babilônia nos tempos de destruição, que isso simboliza.

Foi de lá que o grupo passou o método de correção para o mundo inteiro, após um longo período de tempo necessário para a preparação da humanidade e de si mesmos. Baal HaSulam também explica as relações deste grupo com o mundo e que processos ambos os lados devem passar, e que, em essência, é toda a nossa história.

E o mais importante nesta história é a situação atual. Nós chegamos ao início da chamada fase final e devemos implantar agora o método da correção. Além disso, não basta implantar o método em nós, superando a rejeição, subindo acima do nosso egoísmo, unindo-nos e revelando a Luz do Criador nesta união.

É também necessário levar a Luz a todas as nações do mundo; com isso nós compreendemos o método. Nós devemos levar as pessoas ao nível que é dito: “porque todos me conhecerão, do menor ao maior”. Então, todo mundo vai revelar e conhecer o Criador, cada um segundo seus vasos, desejos. Ao unir e revelar uma única Luz juntos, o Criador será revelado no vaso comum.

Isto é o que o artigo “A Arvut” nos diz. Diferentes vetores podem ser extraídos disso para entender as responsabilidades colocadas em nós que são espelhadas na história, educação, cultura e eventos do mundo. Assim, fica claro por que o mundo deveria passar por todos os tipos de épocas e processos, buscando a liberdade, riqueza, poder, fama e ciência. Nós entendemos porque, como resultado desse desenvolvimento egoísta, o mundo deve mergulhar numa crise, o que está acontecendo hoje, e o que ainda deve ser revelado antes que o mundo perceba a necessidade de uma correção fundamental, não apenas externa.

Afinal, não se trata apenas do ambiente natural e dos sistemas externos que causam a ordem, mas de nós mesmos, entre nós, das relações entre nós que devemos adotar um novo sistema de conexão de pessoas. Para isso, nós precisamos mudar nossa natureza. Os egoístas já não podem nos dar uma solução para a situação atual. Ela vai mudar apenas se mudarmos a nós mesmos. Então, vamos transformar a nossa rede de relacionamentos, e, assim, mudar o mundo.

Tudo isso junto é uma consequência da base descrita pelo Baal HaSulam no artigo “A Arvut“.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/06/12, “A Arvut (Garantia Mútua)”