Freud Não É Meu Consultor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que cientistas como William James e Freud não são vistos como parte de nossa geração?

Resposta: Porque os nossos desejos recentemente começaram a se desenvolver muito rapidamente, aumentando tão rapidamente que cada geração simplesmente não entende a geração anterior; nós podemos ver isso claramente.

Nos passado, as crianças eram como seus pais. Um filho ficava na casa de seu pai e trabalhava no mesmo lugar que seu pai trabalhava. Se o pai era um ferreiro, seu filho também era ferreiro. Se o pai era tecelão, se filho também era. Quando o filho se casava, ele construía sua casa ao lado de seu pai, ou eles viviam sob o mesmo teto. Isto significa que tudo se desenvolvia de uma maneira simples e linear.

Tecnologias como a imprensa se desenvolveram de uma geração para outra, mas não levaram a quaisquer grandes mudanças; elas eram apenas simples máquinas.

No século XX, nós subitamente participamos de um avanço tecnológico, que libertou nossos desejos internos. Na verdade, nossos desejos, a nossa perspectiva de mundo, mudaram rapidamente com cada geração no século passado. Se antes uma geração era referida como uma vida inteira, hoje se refere a períodos de 15 a 20 anos e em tal duração de tempo tudo muda completamente!

As pessoas me veem como um dinossauro, e é realmente assim, já que as perspectivas e sabores da minha infância, na década de 50, são tudo história antiga hoje. O tempo está tão condensado agora que simplesmente transcende os limites da compreensão do homem moderno. Além disso, nos meus dias havia uma abordagem totalmente diferente da ciência, tecnologia e cultura. Nós tínhamos que ler certo número de livros, saber peças musicais e arte. Você não era considerado um homem se não absorvesse tudo o que havia sido criado pela humanidade, se não visitasse cerca de 20 museus. Era embaraçoso se você não sabia alguma coisa ou não entendia.

Hoje não é assim. Hoje, tudo isso é posto de lado desde o início. Se você tem um modem e um computador, você não precisa de mais nada. A pessoa não processa mais os séculos da antiga cultura humana. Há uma abordagem totalmente nova. Não estou criticando ninguém, estou simplesmente constatando um fato.

A busca não é dos tempos antigos até os nossos dias, já que o eixo do tempo está subitamente quebrado e tornou-se redondo e integral. O mundo é diferente e por isso o conhecimento do passado é inútil no presente. Pela primeira vez, nós começamos a experimentar isso em todos os aspectos da vida: em nossas profissões, nossa vida familiar, etc.

Eu não consigo ler livros que foram escritos 20 ou 30 anos atrás, que nos aconselhavam no passado, porque o conselho é irrelevante hoje. Então, a cada dois anos há uma reformatação de todos os especialistas na área da medicina, ciência, tecnologia, em tudo. O mundo hoje não apenas se acelerou, mas também está encerrado num sistema integral redondo (circular).

Embora esses psicólogos fossem grandes inovadores, eles descobriram o desenvolvimento linear egoísta da humanidade, nós não podemos usar os seus conselhos hoje. Freud baseou suas teorias no apetite sexual do homem, mas hoje eles assumem uma forma tal, uma mudança tal, que eu duvido que possamos usá-los para resolver os problemas do homem moderno ou da sociedade moderna.

Da “Discussão sobre Formação Integral “24/05/12

Comente