Fé Que Brilha Numa Noite Escura

Dr. Michael LaitmanSe o Criador é revelado ou, pelo menos, se aproxima um pouco mais da pessoa conforme a equivalência de forma que esta alcançou, ela não deve se alegrar e para desfrutar dessa sensação agradável durante a subida. Pelo contrário, o tempo da subida é o local mais adequado para trabalhar, quando nós somos convocados a adicionar esforço máximo, a fim de nos agarrar mais firmemente ao estudo, o grupo, os livros e a disseminação.

Nós devemos tentar maximizar este tempo e entender que ninguém garante que tudo isso não vai parar no minuto seguinte. Portanto, você deve se ligar agora, usando todos os meios que possui, ao estado de ascensão, de modo que mesmo que o estado agradável mude para o estado oposto e se torne escuro e desagradável (um estado de nebulosidade, confusão, desespero e impotência), mesmo em tal estado, que está cheio de desespero, você vai querer permanecer aderido ao Criador.

Essa proximidade não vai sustentar os estados agradáveis, mas mesmo que você se sinta mal agora em seu desejo de receber, voce deseja permanecer leal e aderir ao Rei. Assim, nem as subidas nem as descidas irão afetá-lo, se você sentir ou não uma satisfação em seus vasos de recepção. Pelo contrário, é quando não há satisfação que você pode ter certeza que você está agindo sem qualquer recompensa pessoal, a fim de doar.

Para fazer isso você precisa de um “pacto” (aliança). Se você anseia por doação, você descobre que pode formar tal pacto com o Rei, e que o Criador irá manter este pacto. Assim, você pode ter certeza que quando as descidas vierem e você sentir que está totalmente vazio e não pode manter a doação, graças a seu trabalho anterior você será capaz de permanecer aderido mesmo no “escuro”.

Todo o nosso trabalho é feito realmente à “noite”, onde estão a doação e a fé. Como se diz: “Diga a sua graça pela manhã e a sua fé à noite”, uma vez que é à “noite” que a fé e a doação são reveladas.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/06/12, Shamati # 76