Etapas Da Formação Da Mente: Inclusão No Programa Superior

Dr. Michael LaitmanA terceira fase do desenvolvimento começa quando eu começo a investigar: Por que o Criador está fazendo tudo isso comigo? Então eu entendo que Ele faz isso para desenvolver uma atitude razoável em mim, com base na mente, em vez dos sentimentos.

E aqui a pessoa sente que deve alcançar o mesmo tipo de doação ao superior, como o superior tem por ela. Não basta que ela apenas aceite todos os estados agradáveis ​​e desagradáveis ​​do Criador com a compreensão de que eles são para seu benefício. Ela busca a oportunidade de também doar ao Criador em seu nome e dar-Lhe seu amor.

Para fazer isso, ela precisa se desenvolver ainda mais e atingir o Doador mais profundamente, compreendendo o propósito de Suas ações. Em outras palavras, entender o que exatamente Ele queria construir no homem. Esta é a forma como a terceira fase (Behina Gimel) se desenvolve, a qual deseja receber do Doador. Ela continua o primeiro estágio (Behina Aleph), a fim de sentir o prazer, mas quer senti-lo para entender o programa que o Doador implantou nela. Este é o sentido da terceira fase.

Antes, Bina (Segunda Fase, ou Behina Bet) se recusou a receber a Luz, mas uma vez que desejava entender o Doador, entendeu que isso só é possível quando receber Dele. Agora, na terceira fase, a pessoa percebe ambos, o bem e o mal, somente como bem. Ela não separa o bem e o mal, já que subiu acima disso.

E como ela considera o programa superior como estando acima de suas sensações boas e ruins, ela começa a alcançar o verdadeiro programa, e não apenas a sua influência, o que faz com que as coisas pareçam mais claras ou escuras para ela.

Quando a pessoa percebe o programa do doador, ela se se torna incluída nele e se une com ele. Isto significa que ela atingiu a adesão na quarta fase (Behina Dalet). E tudo isso começa com a primeira ação, quando ela atinge certo nível de correção por meio do seu ambiente, estudo e da Luz que Reforma, quando ela aceita tudo o que acontece, tanto bom quanto mau, como um todo inseparável.

Ela atribui ao Criador acima todos estes estados, a fim de sentir, valorizar, respeitar, compreender e unir-se com Ele no mais alto grau possível.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/06/12, Shamati # 121