Escapando Da Sociedade De Consumo!

Dr. Michael LaitmanOpinião (Kenneth Rogoff, professor de Economia na Universidade de Harvard e ganhador do Deutsche Bank Prize 2011 em Economia Financeira): “Muitos, se não todos, dos mais urgentes problemas macroeconômicos mundiais referem-se à protuberância maciça de todas as formas de dívida. …

“Além de apertarem as mãos, o que os governos deveriam estar fazendo? Num extremo está o simplista remédio Keynesiano, que assume que o déficit do governo não importa quando a economia está em recessão profunda; na verdade, quanto maior, melhor. No extremo oposto estão os absolutistas tetos da dívida, que querem que os governos comecem a equilibrar seus orçamentos amanhã (se não ontem). …

“Claro, há uma lógica interessante dizer que os governos devem equilibrar seus orçamentos assim como o resto de nós, mas, infelizmente, isso não é tão simples. Os governos geralmente têm uma série de autorizações de despesas em curso, relativas aos serviços básicos, tais como defesa nacional, projetos de infraestrutura, educação e cuidados de saúde, sem mencionar os aposentados. Nenhum governo pode simplesmente fugir de suas responsabilidades durante a noite. …

“Acima de tudo, os eleitores e os políticos devem tomar cuidado com abordagens sedutoramente simples para os problemas atuais da dívida”.

Meu comentário: Há uma solução, não no plano da economia e das finanças, mas na mudança de paradigma, da visão do mundo, da sociedade e do objetivo da vida. E a crise vai bater em nós até nos tornarmos mais inteligentes e aceitarmos como necessária a futura sociedade de consumo razoável, a sociedade da “Última Geração”.