Dificuldades Em Perceber A Realidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Devemos incluir a questão da percepção da realidade no curso básico de educação integral?

Resposta: Eu não ensinaria este tópico no primeiro curso porque é uma questão muito complexa. Deve ser ensinada com muito cuidado, para que não pareça misticismo, new age, ou outras filosofias, ou como algumas idéias sublimes.

O material para ensinar a percepção da realidade deve ser baseado em pesquisas científicas sérias, que mostram que em primeiro lugar, é ciência, é física, e que ele se origina do estudo deste mundo e não de algumas fontes antigas e ideias preconcebidas. Isto significa que não estamos falando de algo que simplesmente parece assim para nós, mas que se baseia em dados científicos. Então já podemos montar certa imagem de nossa percepção do mundo, de nossos sentimentos, nossas impressões, o processamento desta informação interna, como nos comunicamos com o mundo, qual é o significado do mecanismo chamado de “eu sou – um homem”, e o que eu vejo.

Repetindo: nem todas as pessoas podem perceber isso corretamente. Eu temo que esse problema possa se transformar num obstáculo e evocar a rejeição ou levar ao torpor; como resultado fará a pessoa se desligar e depois não perceber ou entender mais nada, porque você não estaria falando do mesmo nível que você falou sobre as explicações dos problemas na vida, que foram apresentados de forma coerente. Neste caso, é impossível rebaixar a explicação ao nível da percepção comum de uma pessoa.

Esta questão deve fazer parte da formação dos professores; no entanto, não no sentido de que eles devam ensinar esta matéria, mas apenas para o seu desenvolvimento geral.  

Da “Discussão sobre Formação Integral” 22/05/12

Comente