Decepção Total

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por um lado as pessoas acham a psicologia muito interessante hoje, mas por outro lado, existe uma crescente decepção com ela. Quais são as raízes desse fenômeno?

Resposta: As pessoas esperavam que um novo campo da ciência, que descobre o nosso mundo interior, o mecanismo interno que nos dirige (o sistema nervoso, o sistema de equilíbrio interno, a cooperação entre o homem e o mundo ao seu redor) permitiria que recebêssemos uma rápida explicação natural que nos ajudaria a sentir confortáveis neste mundo. Mas, no final, a pessoa chega ao psicólogo que lhe diz que ela precisa de certo número de sessões, precisa pagar por elas, fazer certos esforços, e não sabe para onde tudo isso vai levar.

Além disso, a pessoa chega ao psicólogo quando está tão tensa que naturalmente dirige toda a sua ira e frustração a ele. De um modo geral, é sem dúvida uma grande decepção.

O psicólogo não é o único culpado aqui. Ele está apenas tentando fazer o que pode. Eu acredito que a maioria dos psicólogos não se concentra apenas em ter lucro, mas também quer ter sucesso, para ver que seus esforços realmente ajudam.

Mas hoje eles não vão conseguir fazer isso. Eles têm que mudar, porque a pessoa precisa se tornar integral, de modo que, naturalmente, o psicólogo deve primeiro treinar com ele mesmo e mudar. Então, ele terá sucesso em seu trabalho.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 24/05/12

Comente