Conduzindo O Desejo Para A Luz

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Esta sabedoria é geralmente dividida em duas ordens idênticas e paralelas, como duas gotas em uma lagoa. A única diferença entre elas é que a primeira ordem se estende de cima para baixo até este mundo, e a segunda ordem atravessa de baixo para cima, precisamente pelas mesmas vias e composições impressas na raiz, quando surgiram de Cima para baixo.

A descida foi em cinco fases, desde a fase da “raiz” (zero) até a quarta fase, e há exatamente as mesmas etapas no caminho de baixo para cima. De onde é que estes níveis vêm? Do desejo, que a Luz fez atravessar os mesmos estágios de desenvolvimento.

Portanto, a estrutura é fixa e somente o modo como é reunida chama-se “desenvolvimento”. Na verdade, não existe nem para cima nem para baixo; nós só descobrimos a complexidade das relações entre a Luz e o vaso numa maior amplitude. Primeiro, quando eles estavam juntos, não podíamos discernir isso; mais tarde, quando foi revelada, a imagem tornou-se mais complexa por causa dos novos detalhes que foram adicionados aos níveis de compreensão das Sefirot, mundos, Partzufim, etc.

Mais tarde, as Reshimot que foram deixadas após a descida são realizadas durante a subida.

No conjunto, há um desejo, uma Reshimo e a Luz que influencia ambos e que constrói uma Masach (tela), o que significa o nível de compatibilidade entre a Luz e o desejo.

A Luz é boa e é chamada de “Luz que Reforma”, já que o desejo, por causa da Reshimo, quer algo que seja totalmente oposto. Se ainda assim levarmos o nosso desejo para a Luz, nós o colocamos sob sua influência, e a Luz se transforma o desejo num bom desejo.

Pergunta: De acordo com o desenho, nós começamos a subida a partir da fase quatro, como se ela fosse a primeira fase. Como isso funciona?

Resposta: É verdade que existem dois opostos aqui. Se crescermos em nossa Masach e no uso do desejo, aumentamos os níveis de espessura (a profundidade do desejo), da fase da raiz até a quarta fase. Nós descemos os níveis do desejo abaixo da Masach, e aumentamos os níveis da própria Masach.

De qualquer forma, enquanto nos movemos em direção a este mundo o uso do desejo diminui. A Fase quatro abaixo não simboliza o nível da “matéria” do desejo, mas o trabalho que temos que fazer com ele.

Assim, nós começamos a subida com um pequeno desejo, uma vez que não sentimos a “matéria” em si, mas sim se existe uma Masach acima dela. Nós alcançamos a percepção da Santidade ou impureza, mas não o desejo em si.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/06/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”