Compreensão Mútua Além Da Barreira Da Língua

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em uma das cidades nós encontramos uma situação em que metade da população fala russo e a outra metade só conhece a língua local. O idioma deve ser usado para ensinar o método integral? Devemos separar as pessoas em função da língua ou juntá-las?

Resposta: Talvez esta seja realmente uma situação típica. Separar as pessoas é definitivamente ruim, mas é necessário em termos de aprendizagem do material. Se o método integral é apresentado em formato de vídeo, nós podemos oferecer legendas. A língua principal é o russo, com legendas embaixo.

Mas de maneira nenhuma devemos separar as pessoas; nós devemos continuar os estudos juntos, em duas línguas. Todos devem falar no idioma que se sintam confortáveis, tentando ao mesmo tempo neutralizar a barreira da língua. Em outras palavras, ignore-a, tente entender o outro, e fazer o máximo de contato possível com o outro. A atmosfera deve ser benevolente e totalmente igual.

Comentário: Considerando que o conhecimento é secundário para os processos integrais, não importa como a pessoa fala bem. O que importa é o sentimento de união.

Resposta: A questão é que a pessoa precisa perceber que o processo que está sendo oferecido é um processo necessário, porque senão é impossível superar a crise. Portanto, nós precisamos constantemente convencê-la de que não há outro método para resolver a crise. Para isso, ela precisa assimilar e absorver certos conhecimentos dentro de si. Portanto, nós ainda precisamos preenchê-la com certos fatos básicos.

De KabTV “Cidade Experimental: educação infantil” 3/3/12