Com A Velocidade O Mundo Se Abre

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que eu acho tão fácil falar sobre a sabedoria da Cabalá, como se realmente fosse, mas quando começo a falar às pessoas sobre a garantia mútua, isso se torna tão difícil que eu tenho que pensar com cuidado e fazer grandes esforços?

Resposta: Isso é ótimo! Agora você está descobrindo que, quando você fala sobre a sabedoria da Cabalá, você usa palavras que não fazem sentido para você, sobre um mundo que você ainda não sente. Mas se você começa a falar usando a linguagem deste mundo, sobre a garantia mútua, o ódio, a proximidade, a alienação e a conexão, você já começa produzir fortes emoções e entende o quão longe você está desses conceitos.

Na verdade, realmente fica difícil falar sobre isso, porque enquanto você está usando a linguagem da Cabalá, tudo vai muito bem: Reshimot, Partzufim, Masachim (telas) que sobem e descem de um lugar para outro, restrição, Luz de Retorno, Luz Direta… tudo parece bem. Você joga com as palavras como um malabarista num circo brincando com bolas; entretanto, estas são apenas palavras.

Quando você começa a ligar as palavras aos seus sentimentos e não usa a linguagem da Cabalá, mas a linguagem deste mundo, você descobre como ela é estranha para o seu coração. É por isso que se torna tão difícil.

Nós temos que começar a usar palavras que estão mais perto do coração, e então você vai entender o quanto o coração não concorda com elas. Deixe o seu coração se acostumar gradualmente com elas, pouco a pouco. Isto é o que está acontecendo conosco agora; nós estamos avançando corretamente.

Nós vamos avançar à medida que o mundo se abrir para nós, sem forçá-lo, mas simplesmente usando as oportunidades dadas a nós: conectando diferentes organizações, dando brochuras e folhetos, divulgando materiais através da Internet, dando palestras, etc. Então, nós vamos ver como a estrada se abre para nós.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/06/12, Shamati # 30