A Educação Salvará A Economia

Dr. Michael LaitmanPergunta: Agora, sob as condições da crise econômica, o nível de bem-estar das pessoas está diminuindo. Será o resultado disso que os ricos vão crescer ainda mais e se tornar “reis” e as pessoas vão invejá-los ainda mais?

Resposta: Não, existe uma questão aqui. A questão é que a riqueza atingiu a sua expressão máxima. Portanto, as dívidas nacionais e privadas, as pirâmides econômicas, tornaram-se tão incontroláveis que estão realmente enfrentando o perigo de desaparecer. Você pode precisar se livrar dessas dívidas, e essas pessoas podem perder tudo instantaneamente. Não importa quantos pedaços de papéis elas tenham, eles não valerão nada.

Portanto, a questão é o que devemos fazer com o que alcançamos nos últimos 50-60 anos, quando trocamos o valor real do ouro pelos “papéis verdes”, e criamos uma pirâmide, uma rede de marketing, que na ausência de crescimento econômico todas as pirâmides entram em colapso e não há como parar isso. Além disso, um maior crescimento da pirâmide também é impossível, uma vez que ela atingiu um ponto crítico. Assim, os poderes que no mundo estão tentando ficar juntos, não conseguem chegar a qualquer conclusão, pois não há outra maneira senão destruir esta pirâmide.

Nós devemos mostrar-lhes que não há necessidade de destruí-la. Nós só devemos começar a lidar com a educação. Se nós começarmos a educar o público, encontraremos uma nova maneira de alcançar a harmonia, que pode ser gradualmente introduzida no sistema atual. Então, seremos capazes de sair dessa crise de uma forma fácil e suave. A regra do dinheiro continuará somente em certas estruturas, digamos que os salários mais altos podem ser dez vezes superiores aos mais baixos, mas não mais do que isso. Afinal, isso é melhor do que o colapso dos bancos e todas essas pessoas podem sofrer, em caso da queda de uma grande altura.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 21/05/12