Unidade Dividida

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “600.000 almas”: Na realidade, não existe nada no mundo além de uma única alma, que é dividida pelo egoísmo do homem em 600.000 partes e uma infinidade de centelhas espirituais.

Uma única alma unificada foi criada, e nada mais. Só ela existe, e nós estamos sempre dentro dela. E se nos parece que não é assim, é porque somos falhos. Para mim, o vaso geral se divide em meu “eu” e os “outros”, em vez de aparecer para mim como um todo integral, onde só há “nós”. E todo o meu trabalho equivale a corrigir minha própria percepção.

Até agora, eu estava num mundo cujas partes pareciam desconectadas e vazias de interconexão. É assim que sou construído no interior. É assim que sempre foi confortável para eu ver o mundo exterior, e eu estava em bons termos com ele. No entanto, hoje o mundo do lado de fora está assumindo formas diferentes: descobre-se que os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza estão intimamente interligados. É verdade, isso não é tão importante para mim, embora a ecologia também seja importante visto que minhas ações irrefletidas evocam mudanças desagradáveis ​​nos fenômenos naturais.

Mas o mais importante é que a sociedade humana está se tornando um “mecanismo” único para mim. Dito de outra forma, hoje o mundo está sendo expresso em uma única alma, um único vaso, embora eu não queira reconhecer essa unidade. Eu vejo que entro involuntariamente no mundo, que a realidade, literalmente, me “empurra” para dentro, embora isso seja contra a minha vontade. Eu quero continuar sendo um egoísta, mas a realidade da alma única está sendo revelada para mim.

Assim, a imagem do mundo quebrado só está sendo retratada no “espelho curvo” da consciência humana imperfeita. Quanto mais rápido nós entendermos isso e corrigirmos nossa percepção, mais rápido iremos alcançar o sucesso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/05/12, “600 almas”

Comente