Uma Estrutura Alternativa Para O Sistema Financeiro Global

Dr. Michael LaitmanOpinião (Joseph Stiglitz, economista americano e professor da Columbia University): “A idéia básica é: poucas potências como a China, Alemanha e Japão, além de algumas economias baseadas em mercadorias, têm prosperado num sistema em que fazem tudo para exportação, e alguns países como os EUA têm déficits comerciais enormes.

“Mas esse sistema está chegando ao fim, à medida que os países percebem que seus déficits comerciais são insustentáveis, e ao mesmo tempo procuram se tornar países com excedentes comerciais. Claro, nem todos podem ter superávits, de modo que este se torna um jogo de batata quente, com todos empurrando o déficit para outros, via desvalorização da moeda e outros movimentos comerciais agressivos.

“Um quadro alternativo para o sistema financeiro global: um sistema de reserva global, a reforma no âmbito da OMC que permita aos países em desenvolvimento se engajar em políticas industriais, regulações globais do mercado financeiro e de gestão de conta de capital, com foco em limitar os fluxos desestabilizadores de capital de curto prazo, uma política monetária coordenada globalmente, com a globalização e os efeitos da política monetária”.

Meu comentário: Como a realidade muda as opiniões dos economistas. Eles podem ver diante de si, à distância, a única solução: a união total, parcial ou completa. No entanto, eles não sabem como dar o primeiro passo em direção a esse futuro, até nos encontrarem.

Comente