Peculiaridades Da Percepção

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que um professor cai em seu “ponto cego” e não percebe que revela seu poder sobre as pessoas e começa a abusar dele. Neste caso, devemos esperar pacientemente que estes estados passem ou devemos limitá-lo?

Resposta: Quando isso acontece num grupo psicológico normal, não devemos impedi-lo, em vez disso, devemos trabalhar com ele como com qualquer outra pessoa. Mas se estamos num grupo avançado, que já está além das simples relações e atitudes egoístas, então temos que entender que o professor pode aparecer como um egoísta, uma pessoa muito estranha, mal-humorada e ditatorial. Ele pode aparecer dessa forma para os alunos, porque ele realmente está num nível elevado, e é por isso que ele se comporta dessa maneira. Está escrito: “Não julgue seu amigo antes de alcançar seu nível”.

É por isso que devemos sempre entender que quando se trata de amigos, é fácil de responder, já que podemos mais ou menos entender seus estados. Mas quando se trata do professor, não podemos compreender seus estados; ele pode parecer egoísta, ditatorial, mal-humorado, e voluntarioso. É possível que os estados só apareçam desta forma para nós porque seu nível é maior que o nosso, e nós não percebemos adequadamente cada estado subsequente.

Da “Discussão sobre a Educação Integral” 27/02/12