Para Alcançar A Grandeza Da Natureza

Se pudéssemos atingir a verdadeira grandeza da natureza, não seria difícil para nós desistir do nosso egoísmo e nos tornar tão doadores e amorosos quanto a natureza.

A dificuldade é que a avaliação da grandeza da natureza, que dá origem a tudo e governa tudo, não depende do indivíduo, mas do seu ambiente. Se seu ambiente é impregnado com a grandeza das forças da natureza, o indivíduo sente em si mesmo a força suficiente para superar o seu egoísmo.

No entanto, quando o homem vê quão descuidadamente seu ambiente trata a natureza, suas leis e objetivos para levar o homem à equivalência com ela, ele também ignora esse conhecimento e deixa de senti-la como importante, e mais tarde deixa de senti-la completamente.

Assim, receber a importância da meta (obter a equivalência com a qualidade da natureza de doação e amor) do ambiente é condição indispensável para o avanço. Para isso, o homem precisa:

– sempre ouvir e valorizar o ambiente em todas as formas possíveis; para fazer isso, ele deve se sentir como o menor dos seus amigos, já que apenas o inferior recebe do superior,

– esforçar-se em elevar o ambiente aos seus próprios olhos, em quantidade e qualidade, para ficar impressionado com a grandeza da meta; para isso, ele deve exaltar as virtudes dos seus amigos e honrá-los como os maiores da geração. Então, o ambiente vai influenciá-lo, como o maior, já que a qualidade é mais importante do que quantidade.

De Baal HaSulam “Artigo para a Conclusão do Zohar