O Ambiente Cria Consciência

Dr. Michael LaitmanNas notícias (de Socioline.ru): “Os psicólogos e sociólogos há muito assumiram que o comportamento antissocial pode se espalhar como uma epidemia, mas essa teoria permanece polêmica. Experimentos têm mostrado que muitas vezes as pessoas violam as normas aceitas de comportamento quando veem que os outros fazem isso. O “mau exemplo é contagioso” é interpretado de forma ampla: vendo que alguém violou uma das regras aceitas, as pessoas se permitem violar outras regras “.

De acordo com a “teoria da janela quebrada” de James Q. Wilson e George l. Kelling:

“Ao nível da comunidade, a desordem e o crime estão geralmente ligados, numa espécie de sequência de desenvolvimento. Os psicólogos sociais e policiais tendem a concordar que se uma janela num prédio está quebrada e não for reparada, todo o resto das janelas em breve serão quebradas. Isto é tão verdadeiro em bairros agradáveis como num em situação precária. A quebra da janela não ocorre necessariamente em grande escala, porque algumas áreas são habitadas por determinados quebradores de janelas, enquanto outras são povoadas por apaixonados por janela , mas sim que uma janela quebrada sem conserto é sinal de que ninguém se importa, e assim quebrar mais janelas não custa nada.

“Mas o vandalismo pode ocorrer em qualquer lugar onde as barreiras comuns – o sentido de respeito mútuo e as obrigações de civilidade – são reduzidas por ações que parecem sinalizar que ‘ninguém se importa”. Nós sugerimos que o comportamento ‘abandonado’ também leva à quebra de controles da comunidade. Um bairro estável, com famílias que cuidam de suas casas, que vigiam cada um de seus filhos, e com confiança desaprovam intrusos indesejados, pode mudar em poucos anos ou mesmo alguns meses, para uma selva inóspita e assustadora. Um pedaço da propriedade está abandonada, a erva daninha cresceu, uma janela está esmagada. Os adultos param de xingar as crianças barulhentas; as crianças, encorajadas, se tornam mais turbulentas. As famílias saem, adultos soltos se mudam. Adolescentes se reúnem em frente à loja da esquina. O comerciante pede-lhes para se moverem, eles se recusam. Lutas ocorrem. Lixo se acumula. As pessoas começam a beber na frente do supermercado; com o tempo, um bêbado despenca para a calçada, e é permitido dormir. Os pedestres são abordados por pedintes”.

Meu comentário: O ambiente molda a consciência e o comportamento de uma pessoa, e ela é incapaz de resistir aos que estão a sua volta. A capacidade de moldar-se de acordo com seu desejo e decisão se resume a encontrar um ambiente adequado que formará você. Assim, o livre arbítrio reside em escolher aqueles que lhe “moldarão”.