Nosso Mundo Através Do Prisma Da Espiritualidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando eu tento ver o mundo através do ponto de unidade, sinto que a alegria e os objetos materiais perdem sua importância para mim. Quais são os critérios que definem o significado de suas atividades? Como todos nós “construímos o mundo?”. Nós temos que reorganizar completamente o nosso sistema de valores?

Resposta: Nós devemos reorganizar nosso sistema de valores de qualquer maneira. Nosso objetivo é lutar para atingir a conformidade com a natureza, isto é, ganhar o nosso sustento, nos manter vivos e alcançar a harmonia com a natureza sem olhar ou esperar pelos outros, enquanto eles passam por suas crises pessoais, seus altos e baixos. Se uma pessoa, de forma rígida e firme, impõe a si mesma esta condição e tenta harmonizar sua vida com a natureza, nada pode prejudicá-la.

É normal que esse tipo de atitude perante a vida te faça feliz. Além disso, você deve “se sintonizar” com o tipo certo de negócios e relacionamentos corretos com a família e o resto do mundo. Em outras palavras, você deve se conscientizar com relação a como reorganizar as coisas que constituem a sua vida e torná-las mais racionais.

Eu acho que o mundo inteiro está, involuntariamente, indo para este lado. Aos poucos, torna-se óbvio que, de uma forma ou de outra, ou mudamos o mundo e o nosso estado pessoal dentro dele, através de uma compreensão clara da situação em já nos encontramos, ou a natureza nos forçará a fazê-lo, forçando-nos a limitar nossas ações a tal ponto que seremos excluídos do futuro se não nos preocuparmos em entender que a nossa abordagem atual não funciona. No entanto, este é um processo muito longo e doloroso.

Eu espero que a disseminação do nosso conhecimento leve as pessoas a compreender que somente sob esta condição é que a pessoa alcançará a existência mais racional e confortável, e começará a sentir, acima de tudo, a realidade superior por meio da noção de um mundo integral.

A pessoa entra no estado de unidade e eternidade. Ela consegue sentir isso claramente. A matéria se dissolve e se desfaz como couro chagrém. Nós assistimos a um mundo totalmente diferente, o mundo das forças que os nossos sentidos percebem como certa imagem. Ele é muito real e, de fato, está realmente perto de nós.

Em minha opinião, você deve mudar a sua vida cotidiana, o mundo ao seu redor, e o trabalho que está fazendo, em conformidade com o nível em que você está. No entanto, isso deve ser feito apenas de acordo com a sua compreensão da metodologia espiritual, ao fazer a transição para um escalão superior e tornar-se equivalente a ele.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 26/02/12

Comente