Educação: A Principal Lei Dos Tempos Modernos

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que forma deve a estrutura da educação integral ser introduzida em uma cidade menor? Deve-se convidar uma equipe preparada de especialistas?

Resposta: É impossível fornecer a uma cidade com uma população de 50.000 um exército de especialistas visitantes. É impossível sondar o incompreensível.

No máximo, uma equipe de 20 deve ser convidada, e todo o resto seria por meio da entrega virtual de conhecimento. Então, as pessoas devem ser reunidas em grandes grupos para palestras e eventos como festivais e festas públicas, sob os auspícios da integralidade.

É necessário, treinar simultaneamente especialistas locais. Da mesma forma como existem trabalhadores municipais em todos os lugares, a cidade também deve ter especialistas em educação integral que irão continuar a educar as crianças, anciãos e toda a população. É necessário fornecer-lhes materiais de mídia e, em geral estabelecer uma base para que esse processo continue infinitamente.

Pergunta: Quando essas medidas acontecem, em primeiro lugar, as pessoas se sentem entusiasmadas conforme se juntam a uma ação comum. Em seguida, os convidados da capital chegam e essa onda de entusiasmo diminui. O que deve ser feito a seguir, para que isso não diminua em nada?

Resposta: Eu acho que a educação integral deve ser aceita como uma lei sem que a qual a sociedade não pode mais existir. Ou seja, ela deve ser a lei mais importante e principal da cidade ou da sociedade, fundada sobre a compatibilidade, integralidade e nos complementos mútuos e participação voluntária.

Tudo que é feito hoje por várias agências e decidido em tribunais, polícia e outras autoridades será decidido num nível completamente diferente. No entanto, um departamento de educação sério é necessário para isso. Assim, é crucial criar um orçamento, incentivos materiais e conteúdo para todo o sistema que estará envolvido na educação.

Pergunta: O departamento de educação é uma agência separada?

Resposta: Eu acho que ele não deveria se relatar a ninguém, somente ao centro de formação comum do país.

Pergunta: E sobre os economistas?

Resposta: Eles não podem fazer nada, porque os departamentos locais ideológicos não se reportam a ninguém, exceto ao centro ideológico principal. Eu não posso imaginar que ele poderia ser de outra maneira.

Os economistas não podem dirigir a educação. Eles não podem interferir no processo de criação e educação nas escolas. Se surgirem problemas, eles devem ser resolvidos em conjunto ou num nível superior, mas não pairar um sobre o outro.

Da “Discussão sobre Educação Integral” #23, 02/03/12