Despertar O Amanhecer

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você está dizendo que o centro do grupo é Malchut do mundo de Atzilut. Será que ele existe agora, quando nós só estudamos essas coisas teoricamente?

Resposta: Essas coisas só existem quando você as atinge. Até então, elas permanecem em potencial.

Por exemplo, você tem um filho recém-nascido, e o potencial de todas as gerações seguintes que virão dele existe dentro dele. Elas ainda não existem, mesmo na gota de seu sémen, mas ainda são previstas pelo programa de uma ordem superior. Essa é a “existência potencial”: há um programa acima de nós, uma ordem de causa e efeito, e nós não podemos mudar nada. Aos poucos, esse potencial está sendo realizado.

Tudo o que aconteceu com todos até agora foi transformado de potencial em realidade. Assim, o bem e o mal são igualmente condicionados pelo programa superior, não poderia ser de outra maneira. No que diz respeito ao passado, somos todos fatalistas.

Quando se trata do futuro, nós podemos mudá-lo. Não devemos ter fé no destino aqui. É verdade que as Reshimot (os genes informacionais) certamente se realizarão, e as Luzes certamente serão opostas a elas, mas eu defino a sua relação através de meus esforços. Se os meus desejos são equivalentes às Luzes, e dessa forma eu mudo a minha sensação neste caminho, até o oposto, então eu avanço confortavelmente num bom ritmo. Isto é o que se entende por “mudar o destino”.

Tudo é determinado pela taxa de avanço. Se você retardar a realização das Reshimot, elas causam sensações muito desagradáveis em você, em comparação com a opção de acelerar. Mesmo a mais alegre melodia cantada lentamente soa como uma marcha de luto e vice-versa. Ao acelerar o tempo, é como se você convertesse suas sensações de negativas para positivas.

O mundo hoje está passando pela crise devido à mesma razão. É como se as pessoas estivessem chocadas com o que está acontecendo e fossem incapazes de tomar as decisões necessárias. Isto é porque a taxa de desenvolvimento subitamente aumentou, mas o homem ainda não se ajustou.

Eu não sou “redondo”, não sou integral. Eu não posso levar em conta numerosos parâmetros simultaneamente. Em todos os lugares, algo está acontecendo, tudo está interligado, mas eu ainda estou tentando ir ao longo das linhas estabelecidas pelo meu egoísmo. Nós não podemos conviver com o mundo moderno porque os nossos ritmos não coincidem entre si.

Assim, o fim da correção é pré-determinado; no entanto, depende de mim a forma como realizo o meu desenvolvimento: se pelo caminho do sofrimento ou pelo caminho do progresso consciencte e sensível. A taxa determina tudo.

É por isso que se diz que Israel acelera o tempo. A realização das mesmas Reshimot poderia ser acompanhada de sensações positivas ou fatalidades, guerras, epidemias e outras desgraças que nos forçam à próxima etapa. Tudo depende da preparação para as lições, bem como para a vida.

Como está escrito: “Eu desperto o amanhecer, e o amanhecer não me desperta”. Nós temos que desejar a realização de novas Reshimot, pois cada uma delas é uma oportunidade de crescer em direção a uma maior doação.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/05/12, “Introdução ao TES