Chegando Tarde Para Salvação De Sua Alma

Dr. Michael LaitmanPergunta: Embora você nos alertasse que não podemos chegar tarde para um workshop, ainda tivemos retardatários. Será que nós fizemos a coisa certa, tendo pena deles, aceitando-os no círculo comum em vez de fazer um círculo separado para os retardatários?

Resposta: É desconcertante como as pessoas podem se permitir chegar tarde para um esclarecimento desse tipo! É o mesmo caso quando o Ari convidou seus alunos para ir a Jerusalém e realizar a correção final, mas ninguém chegou na hora marcada. Eu não entendo como uma pessoa pode estar atrasada para uma reunião dedicada ao trabalho espiritual.

Tudo depende apenas da preparação, da concentração, do desejo de que isso aconteça. Nós precisamos começar a pensar nisso durante várias horas antes do workshop. Nada vai acontecer sem a preparação, nós precisamos preparar o desejo.

No dia a dia, a sensação de fome e outras necessidades surgem sozinhas graças aos hormônios e processos naturais do corpo. Mas quando se trata da espiritualidade, eu mesmo preciso organizar meu desejo através do ambiente. Em mim, não nenhum desejo  ela espiritualidade que possa surgir por conta própria, como ocorre com a necessidade de comida, sexo, dinheiro, poder e conhecimento.

Eu recebi apenas um único ponto no coração para que eu pudesse desenvolver a minha fome espiritual a partir dele. E tudo o mais além deste ponto precisa vir do ambiente. Antes do workshop, eu preciso organizar um ambiente como esse que me influencie para que chegue com um desejo já preparado. Caso contrário, eu vou perder todas as oportunidades, como se de repente eu fosse convidado para uma refeição festiva repleta de comida, mas não soubesse e tivesse recém comido uma refeição completa. Eu olho para toda aquela abundância, e não sei o que fazer com ela.

A preparação é essencial. Assim, as pessoas que chegam tarde e se precipitam no grupo de um mundo diferente, de seu trabalho ou de uma loja, elas causam danos. Elas não podem penetrar no círculo comum de imediato; na melhor das hipóteses apenas no final do workshop elas são capazes de compreender de alguma forma o sentimento comum, e elas interferem, com certeza.

Portanto, vocês não devem recebê-las de braços abertos imediatamente, mas verificar o que aconteceu: este é realmente o evento mais importante da sua vida? Eu não permitiria os retardatários entrarem. É necessário tomar cuidado com antecedência sobre não chegar atrasado, já que estamos falando da salvação da alma. Afinal, você não veio para construir o lugar onde a alma é recebida?

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/05/12, “Discussão Sobre o Seminário”

Comente