Ataque À Sutileza Dos Sentimentos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que tipo de esforço nós precisamos durante o workshop? Ele deve ser uma explosão, como a de um ataque, ou uma busca interna sutil?

Resposta: O workshop e o nosso caminho, em geral, são totalmente baseados em sentimentos, uma vez que estamos esclarecendo tudo dentro da nossa matéria, o desejo de desfrutar. O desejo percebe a si mesmo através do sentimento, mas para perceber os diferentes estados experimentados, nós precisamos da mente. A mente só vem a nós em níveis elevados, quando começamos a unir desejos na esperança de chegar a um vaso corrigido. E é aí que começamos a formar a nossa mente espiritual.

Antes disso nós só estamos à disposição da mente terrena, animal, que nos ajuda a servir melhor o nosso egoísmo. Essa mente não sobe acima do nível deste mundo, pois o lote de um escravo se ajusta ao seu mestre. É por isso que esses sentimentos e a mente com a qual nós existimos hoje são completamente limitados pelo nível deste mundo e não têm nada referente à espiritualidade. E aqui, não importa quão inteligente é a pessoa. Isso não tem qualquer relação com a espiritualidade.

Com os novos sentimentos e a nova mente, que têm relação com a espiritualidade, nós agora começamos a nos desenvolver na busca do nosso ponto comum. Esta sensibilidade deve se localizar na área onde nós estamos conectados uns com os outros, no centro do grupo. A mente vai aparecer para revelar as diferentes sutilezas e nos ajudar a unir. Estes já são os sentimentos e a mente espirituais, pertencentes à escada espiritual.

É por isso que no workshop deve reinar exatamente a inspiração pela união, e não um simples entusiasmo, na esperança de receber novos conhecimentos e o desenvolvimento do ego. Se eu quero o meu despertar e me preparo para o workshop para participar deste trabalho, então desde o início eu preciso me concentrar apenas na união. Isto significa focalizar na importância da união, na importância do grupo e dos amigos, e não desejar apenas alcançar algo para mim mesmo. É uma pena para aqueles que se esforça inutilmente, pois eles vão ficar de fora do círculo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/05/12, “Discussão Sobre o Seminário”

Comente