Acompanhar De Perto A Situação Geral

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante a Convenção nós sempre sentimos prazer infinito e satisfação. Porém, no momento em que a Convenção acaba, surge imediatamente um forte sentimento de vazio e relutância em continuar. O que simboliza esse endurecimento do coração após a Convenção e como devemos trabalhar com ele?

Resposta: Eu acho que nós sentíamos essas coisas depois das Convenções que tínhamos no passado. Nós não devemos nos sentir assim agora, porque não trabalhamos mais de uma Convenção a outra, razão pela qual costumávamos cair depois de cada Convenção, como depois de receber um presente temporário que não conseguíamos manter.

Agora nós temos que trabalhar continuamente na construção de nosso vaso coletivo. Por isso, não devemos sentir tais descidas profundas, apesar de haver descidas e subidas nesta forma também, como deveria haver. Isso ocorre porque a Providência superior é revelada pela influência “redonda” e “direta”. Durante a influência direta, a Providência superior é revelada um pouco e durante a influência redonda, ela convoca os períodos de exílio.

Cada indivíduo, grupos inteiros, e até mesmo o mundo inteiro passam por esses “exílios” e “redenções” alternadamente. Esses estados são sequenciais e a natureza está em constante mudança: a mudança das estações, as eras geológicas e as eras ecológicas, tudo muda no processo interminável em que nos encontramos.

Nós temos que passar por todos esses processos, mas o nosso progresso deve ser em linha reta, na “linha do meio”. Nós vamos ter que esclarecer isso, uma vez que somos os primeiros a iniciar este processo, como a “última geração” do mundo egoísta. Então, eu não acho que haverá quaisquer descidas especiais após as Convenções. Nossas Convenções serão de natureza diferente, que será determinada nos próximos meses.

Tenho dúvidas se a pergunta sobre a descida após a Convenção será relevante. Mas se alguém ainda sente uma descida, deve pedir ajuda aos amigos. Se todo o grupo estiver num estado de descida, ele deve pedir ajuda aos outros grupos, uma vez que depende deles como um homem em um só coração.

Assim, todos devem ajudar um ao outro, acompanhar todos de perto, tomando cuidado para que não o amigo não desapareça e nenhum grupo caia se não for uma queda proposital.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 20/05/12, “Discussão sobre Convenções Passadas”

Comente