A Terra Pode Vir A Livrar-Se Da Humanidade

Dr. Michael LaitmanOpinião:(Dr. Alexei Yablokov, membro da Academia de Ciências Russa, Centro para a Política Ambiental e Ecológica): “A implicação chave do conceito de biosfera do Professor V. Vernadsky é que a Terra é um organismo vivo peculiar, no qual as menores instabilidades nas suas camadas mais finas podem originar graves consequências geológicas.

“Mais tarde, o cientista britânico James Lovelock falou também sobre a Terra como uma criatura viva. Ele expôs um conceito chamado “Teoria Gaia” ou “Princípio Gaia” (“Gaia” refere-se à deusa da Terra na Grécia antiga).

A Terra (Gaia) pode “cortar” a humanidade como um tumor cancerígeno perigoso. A população da Terra faz tudo para força-la a livrar-se de nós: o uso abusivo dos recursos naturais não renováveis, a extracção abusiva da terra, madeira e água, a poluição da biosfera através de substâncias químicas e radiactivas…

“A abordagem dos ecologistas para com os recursos do nosso planeta leva em consideração consequências a longo prazo, em vez de meros “benefícios” do dia de hoje. Quanto aos economistas, eles olham apenas 10 anos na frente. O pensamento dos políticos é limitado ao intervalo de tempo entre dois ciclos eleitorais (4 – 6 anos). Discrepâncias em cálculos de tempo causam contradições em vários pontos de vista. Os políticos não conseguem concordar com o argumento dos ecologistas que “daqui a 20 anos será muito pior”, uma vez que o principal para eles é obter a aprovação dos seus eleitores no futuro próximo.

“A sociedade baseada no consumo tem de perceber que em certo ponto do seu desenvolvimento irá esgotar-se. As pessoas comuns dão os seus votos a políticos que tomam decisões ecologicamente perigosas para atrair votantes. A única forma de eliminar a ameaça ambiental é espalhar informação ecológica e conhecimento o mais amplamente possível. A pior coisa que pode acontecer-nos será falhar “o ponto sem retorno”.

“O pensamento orientado para a ecologia deve levar as pessoas a agir de forma consciente, a manter o ambiente seguro e a encontrar o nosso lugar na magnífica biosfera em que vivemos. A ecologia é uma ciência sobre como manter a nossa casa são e salvo. Até agora, a grande maioria dos habitantes da terra não perceberam que a nossa casa é o planeta inteiro”.

Meu Comentário: Há dezenas de anos, os ecologistas têm apelado a nós, mas uma vez que os políticos e investidores são aqueles que delineiam a nossa vida, nunca houve mudanças. Eles nunca investirão em qualquer iniciativa que não lhes traga resultados políticos ou económicos visíveis e imediatos. Existe alguma saída desse circuito? A resposta é educar todas as camadas da nossa sociedade dando particular atenção à expansão dos horizontes das pessoas comuns, uma vez que as camadas superiores da sociedade nunca permitirão voluntariamente uma educação integral, porque o seu objectivo é manter as massas em frente dos aparelhos de TV.

Comente