“Protestos ‘Ocupe’ Atraem 20.000 Em Frankfurt”

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do  The Wall Street Journal): “Pelo menos 20.000 pessoas realizaram um grande comício do movimento local ‘Ocupe’ em Frankfurt no sábado para condenar as medidas de austeridade que afetam grande parte da Europa, o domínio dos bancos, e o que eles chamam de capitalismo selvagem. …

“No ano passado, milhares de pessoas na Alemanha tomaram as ruas em passeatas durante o movimento mundial Ocupe. Mas, como a economia da Alemanha é robusta e o desemprego está em baixa recorde, a maioria dos protestos fracassou.

“Mas a crise persistente da dívida da Europa deu novo combustível para algumas demonstrações.

“A Alemanha, a maior economia da Europa, não sofre nenhuma das medidas de austeridade que agora afetam fortemente as nações do sul da Europa, como a Grécia, Portugal e Espanha. Mas a Alemanha tem defendido cortes de gastos por vezes duros através de toda a Europa para ter os déficits orçamentários sob controle”.

Meu comentário: Afinal, poupar é contra a economia moderna de uma sociedade de consumo, que se apoia apenas no crescimento e expansão, ao invés do consumo razoável. Como a sociedade se tornou, assim como o mundo, globalmente interligada, a Alemanha vai ter uma reação bumerangue de todos os países da UE. Chegará um momento em que o forte não é forte sozinho, mas forte na sua conexão com os outros em um sistema unificado. O mundo muda de individual, egoísta e separado para redondo, integral, altruísta e analógico.

Comente