Nós Devemos Preferir A Internalidade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”, Item 71: Cada um de nós remanescentes deve tomar para si a responsabilidade, em alma e coração, de intensificar de agora em diante a internalidade da Torá, e dar a ela seu lugar de direito, de acordo com seu mérito sobre a externalidade da Torá.

Então, todos nós seremos recompensados com a intensificação de sua própria interioridade, ou seja, Israel dentro de nós, que são as necessidades da alma sobre a nossa própria exterioridade, que são as nações do mundo dentro de nós, ou seja, as necessidades do corpo. Essa força chegará a Israel, até que as nações do mundo dentro de nós reconheçam o mérito dos grandes sábios de Israel sobre elas, e os ouça e obedeça.

Além disso, a internalidade das nações do mundo, os justos das nações do mundo, vai dominar e submeter a sua exterioridade, que são os destruidores. E a internalidade do mundo, também, que é Israel, deve se elevar em todo seu mérito e virtude sobre a exterioridade do mundo, que são as nações. Então, todas as nações do mundo reconhecerão o mérito de Israel sobre elas. Elas devem seguir as palavras (Isaías 14, 2), “E as pessoas devem levá-las e trazê-las ao seu lugar, e a casa de Israel as possuirá na terra do Senhor”. E também (Isaías 49, 22), “E eles trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas em seus ombros”.

Em cada nível, tudo depende da correlação entre a interioridade e exterioridade, e os níveis superiores determinam o que vai acontecer nos níveis mais inferiores. Então, cada um de nós, ou seja, qualquer um que estiver estudando a sabedoria da Cabalá e que pertença a “Israel”, isto é, à categoria que aspira diretamente ao Criador (Yashar-El), determina como as coisas vão se desenvolver, preferindo a internalidade sobre a externalidade, colocando o avanço espiritual, o amor, o respeito e a doação sobre a parte externa dentro de si, que se baseia no interesse próprio, sucesso, honra, no desejo de controlar os outros, etc. Este conflito interno dentro de cada um de nós e a forma como está expresso no grupo determina onde o mundo caminha.

Mas se tudo depende de nós, pra que precisamos da disseminação? A questão é que hoje o mundo inteiro precisa examinar a relação entre a internalidade e a externalidade. Em cada grau, em todos os níveis, todos devem tomar uma decisão sobre isso e preferir a unificação, a fim de se juntar a nós. Então, “as nações do mundo”, ou os nossos desejos egoístas, apoiarão a parte altruísta que leva o mundo adiante.

Assim, como eu disse, tudo depende da correlação entre a interioridade e a exterioridade, entre o avanço espiritual e todos os interesses corpóreos. Assim, a grande pergunta é: O que podemos fazer para que não haja mais desastres? Por mais difícil que possa parecer, devemos aceitar o que o Baal HaSulam diz: “Não há outro além Dele”, e “a lei é dada e não pode ser transgredida”, e ninguém pode influenciar o avanço do mundo, exceto aqueles que têm acesso à Luz que Reforma.

Portanto, nós temos que admitir que somos responsáveis ​​pelas aflições do mundo e os problemas que vivemos. Isto é o que Baal HaSulam diz: Como Israel preferiu a externalidade sobre a internalidade e não abrir revelou a sabedoria da Cabalá na hora certa, desta forma atraiu o Holocausto sobre si…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/04/12, Dia em Memória do Holocausto