Compreender O Método Integral

Dr. Michael LaitmanAo compreender que estamos num sistema integrado, fechado, numa esfera gigante que constantemente nos desenvolve, e que nós simplesmente precisamos estudar as suas leis e dar o máximo de nós para agir em conformidade, então, vamos naturalmente nos sentir melhor.

Agora nós estamos preparando uma apresentação para a ONU sobre o programa de educação para adultos.

Nós estamos desenvolvendo um programa de educação para desempregados para o governo espanhol. A taxa de desemprego entre pessoas com idade inferior a 40 anos na Espanha subiu para 60%. Este é um problema muito sério para o país, porque essas pessoas estão gradualmente perdendo toda a esperança e não conseguem construir uma família. Elas estão numa situação terrível: as pessoas que se graduaram em universidades europeias agora não encontram nada para fazer. A coisa mais importante é torná-las parte do desenvolvimento normal do crescimento e aprimoramento.

Nós acreditamos que em vez de seguro desemprego, estas pessoas devem receber bolsas de estudo. Ao estudar, a pessoa se torna um membro útil da sociedade, porque dá à sociedade uma parte integral que equilibra a nação e a sociedade com a natureza.

Consequentemente, grandes forças são liberadas: gentileza e boa vontade, em vez de ódio, uma atitude cuidadosa para com a sociedade onde se vive, em vez de movimentos de protesto, etc. Todas as arestas e todos os problemas desaparecem gradualmente. Agora, nós estamos preparando este programa.

Nós estamos enfrentando graves problemas porque ainda somos egoístas. Embora entendamos que podemos transcender para uma sociedade global e integral, e vemos que isso é necessário, ainda estamos muito longe disso.

Portanto, a educação integral é projetada para nos preparar para isso de forma gradual e suave, não através dos golpes e sofrimentos como resultado da crise, mas pelo reconhecimento; para amolecer-nos através da compreensão, da aproximação, racionalmente nos ajudando até a próxima fase. Esta é a missão do nosso Instituto.

Há outras pessoas no mundo trabalhando na mesma direção. Por enquanto, elas são muito poucas, mas estamos em contato com elas.

A propósito, quando o sistema integral é gradualmente aceito algo interessante acontece: muitos recursos são liberados. As pessoas começam a tratar corretamente aquilo que temos e, de repente, há um equilíbrio: tudo é suficiente para todos e todo mundo está feliz. Isto é o que a pessoa realmente precisa. Portanto, nós devemos ver como a natureza está nos empurrando para este estado.

Da Palestra na Universidade Šiauliai, Lituânia, 22/03/12