A Cura Para O Mundo Está Na Educação Integral

Dr. Michael LaitmanO número de pessoas no mundo que sofrem de depressão está aumentando. Rejeição, incompreensão do significado de nossa existência, uso de drogas e terrorismo, são todos indicadores de nossa decepção na vida.

Nós chegamos ao ponto em que devemos trazer o mundo a um estado racional, equilibrado. Já que agora muitas pessoas se encontram desempregadas e não têm nada para fazer, isso é um fator social muito perigoso, e os governos têm medo disso. Então, o que pode ser feito?

É impossível destruir milhões e até bilhões daquilo que é supostamente supérfluo no mundo simplesmente através das guerras. Seria uma guerra após a qual nada ficaria. Não há uma solução razoável, mesmo que abordemos o problema de acordo com Malthus: “Vamos purificar a humanidade de todos os elementos redundantes e cortá-la pela metade”; isso não vai funcionar!

Nós vemos como o colapso de um décimo de uma usina nuclear no Japão teve efeitos terríveis em todo o mundo, a maioria dos quais ainda não conhecemos, como em Chernobyl, porque a informação permanece confidencial.

Mas mesmo esses pequenos “problemas” são suficientes para parar a construção de usinas nucleares ao redor do mundo. Os tomadores de decisão compreendem a ameaça e param de construi-las. Mas, através desta ação única, nós podemos ver que não há nenhum problema e nenhuma solução. O problema está em outro lugar, em todos nós juntos: Como podemos levar bilhões de pessoas a um estado equilibrado?

Assim, nós devemos ver a liberação de tantas pessoas de seu trabalho como a transição do homem para outro tipo de trabalho, para o trabalho social produtivo, para que possamos realmente tornar a sociedade humana mais benéfica para todos.

Isso só pode ser implementado através da educação integral de todos. Assim, nós podemos elevar uma pessoa ao nível da compreensão integral, da gestão global da natureza, e, em seguida, ela trata a si mesma, ao mundo, e tudo o mais de forma diferente.

Primeiro, ela entende que o problema não se trata apenas de pessoas ricas e pobres, de líderes bons ou maus ou de bilionários que tomam tudo para si, mas ela entende que há uma tendência clara aqui, e é assim que a natureza nos desenvolve. Isto significa que nós devemos tomar a forma que está adaptada à natureza, porque não podemos fazer nada contra isso. A única coisa que podemos fazer é compreender as leis da natureza. Se estivermos adaptados às leis da natureza, nós chegaremos ao estado mais confortável.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 26/02/12