Um Nocaute Egoísta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando as pessoas se unem por um objectivo comum num determinado grupo e alguém se recusa a participar no jogo comum, ele precisa ser afastado ou forçado a trabalhar juntamente com a equipe?

Nós estamos a criar grupos de educação integral, onde as pessoas fazem coisas muito importantes: elas estudam integração e aplicam-na na prática. Mas em tais grupos, pode haver uma pessoa que não só se recuse a jogar este jogo, mas por alguma razão disturbe ou destrua mesmo o processo.

Resposta: Nós reunimo-nos em grupos por tipo. Há pessoas para quem é difícil aceitar o método integral, a unificação e perceber que a comunidade está onde revelarmos o nível seguinte da nossa existência acima do corpo corpóreo: um desejo comum, pensamentos comuns.

Temos de pôr estas pessoas em grupos separados, onde nós “bombeamos” todo este conhecimento nelas ao longo de meses ou mesmo anos. Muito cuidadosamente, aplicamos-lhes métodos de educação, mostrando a necessidade pela união nos exemplos de animais, pessoas, estruturas sociais, sociedade, e por aí fora, até que comecem a ouvir que isto se aplica a elas.

Estas pessoas precisam de tempo. Elas não devem ser pressionadas ou expulsas do jogo, porque a humanidade inteira tem de se desenvolver até este ponto. Se elas tiverem um desejo por algo (estas pessoas normalmente gravitam em direcção ao entendimento, à sistematização do conhecimento), precisam ser-lhes dada a oportunidade de “cozinhar” nele, até que muito gradualmente a sociedade à sua volta, o tempo, assim como o material, as afecte. Não há nada mais que possa ser feito. A práctica mostra que por vezes os resultados apenas podem vir depois de muitos anos.

Estas pessoas estudam, podem escrever, falar sobre integração, dar palestras, e organizar grupos, mas a sua natureza está em tal estado de profundo nocaute egoísta que elas não percebem que não estão nisto.

Pergunta: Como você sugeriria a tais pessoas se transferirem para um grupo diferente? E quem é que o fará?

Resposta: Nos inicialmente distribuímos as pessoas como julgamos necessário. Penso que você também junta os seus grupos psicológicos de acordo com certos critérios. Não pode ser feito de qualquer outra forma, caso contrário os participantes irão perturbar-se uns aos outros. E nós queremos que todos tenham sucesso. Os grupos são distribuídos de acordo com certas semelhanças entre eles. Portanto nós usamos o mesmo critério de semelhança aqui.

Da “Conversa sobre Educação Integral” #11, 16/12/11

Comente