Um Grama De Prazer

Dr. Michael LaitmanPergunta: Uma pessoa é realmente capaz de matar alguém só por um grama de prazer?

Resposta: Isso pode parecer um exagero, mas é verdade. Se tivéssemos que colocar uma pessoa em circunstâncias especiais, onde ela não seria punida por isso e estaria certa de que receberia um pingo de prazer sem quaisquer consequências indesejáveis, ela faria certamente isto.

O homem atinge tal nível de egoísmo em que é incapaz de considerar alguém – é assim que o homem é feito. Isso não diz nada sobre se ele é uma boa ou uma má pessoa, isso é apenas uma conseqüência natural do nosso desenvolvimento egoísta.

Isto é verdadeiro em relação a cada pessoa, mas nós não devemos esperar chegar a este ponto. Se nós já vemos a tendência da evolução e o processo como uma “pessoa sábia” ou como “um sábio que vê o novo estado que só agora se revela”, isso significa que podemos conjecturar como este processo vai acabar.

Por que devemos levar a humanidade a um ponto em que começaremos a consumir e destruir impiedosamente um ao outro? Mesmo agora, depois de um pequeno golpe, já podemos compreender que não devemos agir dessa forma, e que devemos mudar o nosso comportamento como uma criança inteligente.

Da “Conversa sobre Educação Integral” # 12, 16/11/12

Comente