Problemas Da Adolescência

Dr. Michael LaitmanPergunta: Houve uma série de suicídios de adolescentes na Rússia. As pessoas estão perdidas, pois não entendem o que está acontecendo. Como podemos explicar esse fenômeno?

Resposta: Essas “epidemias” serão recorrentes. Agora é o suicídio entre adolescentes, em seguida, outra coisa, e depois outra coisa, e assim por diante. A que isso esta conectado? Os adolescentes têm um período onde não percebem plenamente esta vida. Eles veem isso como algo virtual que existe entre este mundo e aquele. Neste momento eles são muito sensíveis a quaisquer solavancos, que podem até mesmo terminar de maneira trágica.

Os adolescentes não sentem a morte; eles não sentem o fim. Eles estão um pouco acima do nosso mundo, em algum lugar no ar, e esta é a forma como eles tratam a possibilidade de acabar com sua vida tão tragicamente. Psicólogos, sociólogos, professores e educadores sabem disso. Isso precisa ser erradicado, tanto quanto possível, o acesso dos adolescentes à internet deve ser limitado, e nós precisamos ter uma campanha muito precisa do governo sobre a “segurança” da alma.

Eu não acho que estes casos venham a diminuir ou desaparecer. Pelo contrário, o seu número continuará crescendo, porque o nosso egoísmo continua crescendo e não há resposta para ele, e verifica-se que a pessoa se encontra perdida entre a terra e o céu. Além disso, os adolescentes consideram os adultos como exemplo de suas vidas futuras, e discordam completamente com este tipo de vida. Eles nem se importam em prover financeiramente essa vida, eles não gostam desta vida.

É por isso que muitos problemas nos aguardam no futuro. Eles continuarão a existir em estados ainda mais obscuros, até nós conseguirmos desvendar diante deles a completa palheta de cores do brilhante mundo superior que eles podem alcançar. Esta será a parte da população que mais sofrerá, a qual é suscetível a drogas, prostituição e diferentes problemas. Agora, o desemprego é adicionado a estes problemas, o que também conduz a problemas muito diferentes, por exemplo: as universidades estão fechando, o que significa que o futuro também está desaparecendo. Os jovens só veem desespero diante deles.

Por que existem revoluções em países do norte da África? Muitos jovens, incluindo as pessoas educadas que se formaram em universidades europeias, estão voltando para casa na Tunísia, Líbia, Espanha e Itália, e não sabem o que fazer, já que estes países estão à beira de uma enorme crise. A juventude será a parte da população que sofrerá mais em toda parte, pois ela não tem futuro.

A principal coisa para as outras camadas da população é viver de uma forma relativamente confortável, mas os jovens não têm isso; para eles isso não basta, e eles naturalmente não se estabelecerão. Nós precisamos pensar numa maneira de fazê-los perceber que existe uma maneira de entrar numa dimensão diferente, que lhes dará satisfação absoluta. Se nós apresentarmos o nosso método de maneira correta, as pessoas vão querer trazê-lo para a vida, porque ele dá à pessoa a oportunidade do equilíbrio, a capacidade de tornar-se satisfeita independentemente do trabalho e comodidades corporais. As necessidades mínimas serão suficientes para elas, e elas atingirão todo o resto participando integralmente no ambiente.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 12/02/12