O Presente É A Oportunidade De Conhecer O Remetente

Dr. Michael LaitmanO desejo de receber que existe abaixo deve ser totalmente coberto pela Luz de Hassidim, pela doação mútua. Então, o desejo (ou seja, a recepção) e a doação vão se equiparar um com o outro e, juntos, vão se transformar num vaso para a Luz.

O desejo cria a força de atração, sem a qual a Luz de Hochma não será revelada. Como ela é a Luz do prazer, para atraí-la um “apetite”, uma exigência, é necessária. Por outro lado, também deve haver equivalência, semelhança, não pela Luz, mas por sua fonte. Então, nós descobrimos o seu bom atributo de doação que vem do Doador, e alcançamos o Doador.

Isso significa que eu não apenas acabei de receber um presente, mas também sei de quem estou recebendo. O próprio presente me diz sobre o Seu amor, mas no meu vaso há a Luz de Hassidim, e assim que eu começo a sentir quem Ele realmente é e em que medida o atributo da misericórdia (Chesed) é típico dele.

Eu crio esses “elementos emocionais” no meu desejo de receber que me revelam o Doador do presente para mim, o Criador, além do próprio presente. Esta é toda a sabedoria da Cabalá: como revelar no próprio vaso a capacidade de compreender e senti-Lo. Uma ciência especial, uma sabedoria especial, é necessária aqui: eu recebo um “doce”, e por sua doçura eu atinjo Sua mente e sentimentos, até alcançar o Seu plano.

Caso contrário, eu gostaria apenas de aproveitar o presente como uma besta. Nós estamos todos sendo alimentados e vivemos da Luz de Hochma, mas é pela sabedoria da Cabalá que começamos a conhecer e alcançar o Criador. Portanto, a sabedoria da Cabalá é chamada de “revelação do Criador à criatura”.

Assim, nós devemos ter o desejo de receber, e acima dele o atributo de doação, a intenção de doar. A Luz superior é revelada de acordo com a conexão correta entre eles. Há dois lados disso: por um lado, ela dá prazer ao desejo de receber e, por outro, permite ao desejo perceber de onde ela vem, ou seja, do desejo do Criador de doar, de Seu amor. Então, a pessoa que recebe para doar sente um estado, um fenômeno, chamado de “adesão”.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/12, “Introdução ao  TES