Humanidade Como Um Sistema Integral

Dr. Michael LaitmanPodemos falar muito sobre a nossa interconexão, que em tempos recentes nos obriga a ter contacto uns com os outros ao nível emocional. Precisamos começar a nos conectar entre nós não apenas de acordo com as leis ecológicas, os processos de manufatura, o sistema bancário, a educação mútua e a saúde, mas pessoalmente. Correspondentemente, todas as nações precisam se comprometer com boas relações entre elas.

No processo de evolução da natureza, o desenvolvimento atravessou os níveis inanimado, vegetal e animal antes de atingir o nível do homem (humano). A civilização humana também se desenvolveu através das mesmas etapas, levando-nos ao ponto onde começamos a adquirir a imagem de um homem. Precisamente este estado é chamado Adão, Humano.

E aqui surge a questão: Como iremos alcançar isto? É impossível existir de outra forma uma vez que o nosso desenvolvimento adicional requer uma boa relação mútua, e sem ela, não seremos capazes de corrigir as leis da economia, indústria, e comércio. O mundo está num beco sem saída, confuso; não percebe o que fazer a seguir. As pessoas perderam todas as suas interconexões porque no nosso tempo é-nos exigida uma conexão sincera, emotiva, algo que nunca existiu entre nós.

Nós podíamos desprezar-nos uns aos outros, trocar bens ou colaborar como resultado do desespero na fabricação e comércio. Mas não era exigido de um indivíduo ou de um governo ter uma boa relação com o seu parceiro. Contudo, agora também nos são exigidos exercer esforços internos, psicológicos em relação a um estranho, e o nosso desenvolvimento consiste apenas nisso.

Podemos sentir que sem tais relações, não conseguimos existir correctamente, mesmo na nossa própria casa. Se eu partilho um apartamento com algumas pessoas, encontramos um jeito de nos dar bem enquanto que cada um tenha o seu próprio espaço. Mas agora mesmo, estamos tão dependentes uns dos outros – cada um com todos – que sem relações correctas entre nós, a nossa vida torna-se simplesmente horrível.

Por isso é necessário chegarmos a um acordo, e este acordo é chamado garantia mútua. Por outras palavras, as nossas relações precisam ser de tal forma que cada um sinta que a sua vida depende dos outros. É assim como os soldados da mesma unidade sabem que a sua vida depende de todos os outros, e se cada um deles não suportar e se preocupar com o resto, todos eles vão perder.

Tais sistemas de dependência mútua existem na natureza e na tecnologia: eles são chamados sistemas integrais ou analógicos. Dentro deles, todas as partes estão tão interconectadas que se qualquer peça falha, o mecanismo inteiro deixa de funcionar. Evidentemente, como a sociedade humana se desenvolveu, crescemos ao ponto de alcançar este tipo de ligação.

De KabTV, “Uma Nova Vida” Episódio 5, 2/1/12

Comente