Grupo É Poder

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante o processo de interação integral, a pessoa deve sentir a tensão entre seu egoísmo e o trabalho de subir até o “nós” coletivo. Da minha experiência em psicoterapia, eu sei que às vezes as pessoas não são capazes de lidar com esta tensão, eles batem a porta e fogem, enquanto aquelas que conseguem lidar com isso avançam. Quão importante é a paciência neste processo?

Resposta: O que é necessário aqui é o apoio do ambiente, que deve dar à pessoa o entendimento de que não há outra solução: esta jornada pode ser concluída. Encontrar resistência significa que ela não está conectada com o ambiente que poderia apoiá-la e que dirige seus esforços para uma existência mais fácil, dando-lhe a sensação de que não há nada a temer, e que tudo é muito simples e fácil quando você faz isso coletivamente num grupo. Mas quando você tenta fazer isso sozinho, isso dá origem às forças que expulsam você. Na natureza tudo é direcionado para a união.

Evidentemente, na sua prática da psicoterapia lhe falta o elemento de apoio do grupo, a influência do grupo sobre a pessoa. Nós sabemos que até grupos tipo Vigilantes do Peso, Alcoólicos Anônimos, e outros grupos são poderosos.

Da “Discussão sobre a Educação Integral” # 9, 15/12/11