Ensinando a Cuidar do Mundo

Cada um de nós tem uma predisposição para a realização de ações que são desagradáveis ​​para aqueles que nos rodeiam. Podemos dividir atos certos ou errados em suas ações em relação a si mesmo e ações em relação à sociedade. Naturalmente, temos que ensinar uma pessoa a não causar auto-agressão, para não machucar-se fisicamente, pois embora mecanismos de auto-preservação existam dentro de nós, os impulsos destrutivos estão presentes também.

Da mesma forma, precisamos tratar o meio ambiente com cuidado e preocupação. O ambiente é essencialmente a natureza inanimada, vegetativa, e animada em que vivemos e que precisamos preservar.

É preciso ensinar a uma pessoa a atitude correta para com a ecologia desde a nossa comida, clima e toda a nossa existência depende disso. Vivemos dentro da natureza, e seu desenvolvimento vegetativo, animado e até mesmo as partes inanimadas são de grande importância para nós, pois recebemos tudo deles. É por isso que precisamos ensinar uma pessoa como tratar seu ambiente ecológico com grande cuidado.
E em segundo lugar, é preciso ensinar uma pessoa a se relacionar corretamente com a sociedade humana, a exercer uma influência positiva sobre ela, porque no final das contas, “tudo” volta para ela e cria uma boa atmosfera em torno de si.

Assim, a relação do homem com a sociedade e a relação da sociedade com o homem são os aspectos mais importantes da educação. Todo o resto é apenas a qualificação profissional de que precisamos para que uma pessoa seja útil para as outras e fazer uma vida honesta para si mesma.

O que nos falta em nosso desenvolvimento é principalmente a capacidade de dar a uma pessoa jovem e até mesmo nós, os adultos, uma educação, tal perspectiva pela vida, na qual queremos mudar nossa situação, tomando  conta da sociedade, que pode nos mudar para melhor.

Como dissemos antes, uma pessoa não é capaz de melhorar a sua vida por si mesma. Isso só pode ser feito pelo meio ambiente, o que me obriga, apoia, e muda o meu sistema de valores e prioridades. Por isso, novos desejos aparecem em mim e eu defino novas metas para mim mesmo.

É por isso que o futuro de uma pessoa depende apenas da escolha e da criação de seu ambiente, especialmente na nossa geração global e integral, que é totalmente interligada. Qualquer pessoa no mundo determina o que vai acontecer com todo mundo. Se algum país começa a tratar outro mal, isso muda toda a vida deste último, e ele precisa se defender e cuidar da sua segurança.

Esta interdependência mútua vai obrigar-nos a construir e moldar um sistema de educação global. Acima de tudo, no processo de educação que precisamos ensinar a nós mesmos e aos outros a entender que o nosso futuro depende inteiramente de nosso meio ambiente.

A questão é  saber se uma pessoa tem qualquer livre arbítrio e a possibilidade de escolha em tudo? Será que ela pode realmente fazer, realizar, e perceber as coisas do jeito que deseja? E vemos que ela não sucederá exatamente nisso.

Se, até agora, me desenvolvi  graças às minhas propriedades intrínsecas, os genes com os quais eu nasci e ao ambiente envolvente que me formou (pais, infância e escola), então, indo a frente, eu cresci e posso escolher como eu posso mudar também. Mas a realização da minha transformação sempre ocorre através da ajuda da sociedade, devido ao fato de que eu escolho e estruturo a minha ordem de preferências e decido se vale a pena estar sob a influência de uma certa sociedade. É por isso que eu tenho a liberdade de escolha, mas esta opção só é exercida na escolha do ambiente.

[66736]
Da KabTV “Uma Nova Vida” Episódio 3, 29/11/11