Como “Tecer” Uma Criatura

Dr. Michael LaitmanMesmo para existir na materialidade nós precisamos da Luz: uma leve iluminação (Kista de Huyuta), a menor centelha da Luz, que rompeu da espiritualidade como resultado do Big Bang e criou toda a matéria do nosso mundo, que é, na verdade, imaginária e só existe na nossa percepção. Mas isso foi só o começo. O resto de nossa evolução está em construir a verdadeira matéria, ou seja, o desejo. A matéria que vemos à nossa frente é efêmera e inexistente. Os físicos também descobriram recentemente que a matéria deste mundo não existe, que não são partículas, mas o campo energético de forças, que parece como se movesse partículas para elas.

A fim de descobrir a verdadeira matéria, o grande desejo de receber em todas as suas diferentes formas, nós precisamos da Luz que criou, fez, gerou, todas essas formas de matéria em quatro fases HaVaYaH (Yod – Key – Vav – Key), ou nos mundos de Atzilut, Beria, Yetzira, e Assiya, que derivam do mundo de Adam Kadmon. Isso é chamado de “a metade inferior de Keter“, enquanto que o mundo do Infinito é “a metade superior de Keter“.

Nós começamos a avançar na espiritualidade se recebemos a Luz de Cima que desenvolve a matéria. A fim de acelerar o desenvolvimento de nossa matéria, o desejo de receber, nos foi dada a sabedoria da Cabalá, que pode nos ajudar a realizar conscientemente diferentes ações, em vez de esperarmos que muitas fases de nosso desenvolvimento passem, e só depois começarmos a entender o que está acontecendo. Mesmo assim, nós não vamos entender isso até o fim. Será que uma pessoa no final de sua vida entende muito de tudo o que ela passou? Afinal, ela não entende as razões para diferentes eventos, a conexão entre eles, ou a profundidade da criação. Nada é revelado a ela, e sua vida apenas passa.

Nós, porém, podemos avançar na vida, colocando-nos em movimento por nós mesmos, quando entendemos tão bem o que está acontecendo conosco que podemos verificar e alterar a nós mesmos e juntar as partes desta criação. Então, seremos capazes de ver e estudar como, ao juntar coisas de maneiras diferentes, nós podemos obter resultados diferentes e, com isso, aprender. Nós adquirimos o conhecimento espiritual superior na mente (Daat) do nosso Partzuf, que é gradualmente revelado a nós. Isso é chamado de “Luz de Hassadim na iluminação de Hochma“. Assim, de baixo para cima, nós começamos a alcançá-la e com isso nos tornamos verdadeiros cientistas que compõem a criação de todas estas partículas.

Onde nós podemos obter a mente, o sentimento, os discernimentos e as intenções de como realizar isso? Da Luz Superior simples que desce sobre nós. Então, nós vamos começar a nos desenvolver. Nós não sabemos o que nos falta, em que direções nossa mente e sentimentos devem se expandir, e de que maneira nosso cérebro e coração devem cooperar a fim de “tecer” o vaso certo para nós.

Vamos torcer para que ao ler O Zohar nós sejamos capazes de atrair essa Luz geral, e ela vai preparar o entendimento e o sentimento para nós, pelos quais vamos finalmente ser capazes de participar na criação dos vasos. Diz-se que “o Criador cria os mundos e os destrói, e os justos corrigem esses mundos”, trabalhando com Ele como parceiros.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/03/12, O Zohar

Comente