Armadilhas feitas pelo Egoísmo

Pergunta: Onde está o grupo nos eventos de Purim, na história de Hamã e os Amalequitas?

Resposta: Você encontrará seu Mordechai, seu Hamã, e tudo aquilo que impede você de ligar-se com o grupo e, através disso, agradar ao Criador: com o grupo.

Primeiro de tudo, é necessário encontrar a direção para o Norte, para descobrir, você tem essa mesma atitude interna com a qual você se esforça para agradar ao Criador? Será que você descobriu este ponto em você, o mais fraco e muito delicado desejo interior? Você tem?

Mas se você não tem isso, não é terrível, ainda virá. Será revelado através da Luz que Reforma e, eventualmente, você começará a sentir como se de alguma forma pertencesse ao Criador. E, acima de tudo, precisamos encontrar essa aspiração em nós, que determina a direção principal, e isso só pode ser feito com a ajuda do grupo.

Por esta razão, tudo o que fazemos no grupo, com os nossos amigos, todos os nossos encontros tudo, deve ser feito com a finalidade de pelo menos nos aproximar para agradar ao Criador. E quando não agimos com essa finalidade, seremos nada além de “uma reunião de tolos.”

Isso porque o fato da unidade em um grupo ainda não significa nada. É um fato que, quando grupos diferentes, como o exército ou uma equipe de futebol estão sendo treinados, eles passam por um treinamento psicológico especial que prepara uma pessoa para dar a vida pelo seu grupo. Ela começa a sentir que o grupo está acima dela. E então ela opera através de um simples cálculo, ela se compara ao grupo e vê que tem um maior valor e, portanto, ela está disposto a se matar por ele.

Isso é falso altruísmo, o que permite uma pessoa a sacrificar-se, simplesmente porque eleatem desenvolvido uma nova escala de prioridades, o que determina o que ela considera ser mais ou menos importante. Mas isso não tem nada a ver com a doação, é apenas resultado de uma manipulação psicológica.

E isso é uma armadilha perigosa, porque muitos acreditam que estão no caminho de doação, quando na realidade eles estão participando de uma reunião de um dissimulador – grupo, o qual instila o valor da doação para o grupo. Essencialmente, este é o egoísmo ainda maior porque é um ego comum do grupo, que puxa para a frente. É, acima de uma pessoa, mas não leva na direção do Criador. E isso é um erro que muitas pessoas fazem. Todas as religiões têm desenvolvido como resultado deste tipo de erro cometido muitas vezes no início.

[72156]
Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 8/3/12, Escritos do Rabash