Além Das Palavras Certas Deve Haver Intenções Certas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje, a questão do cancelamento dos graus tornou-se relevante e há muita conversa sobre isso, porque as pessoas entendem que os graus causam danos e tornam nossos filhos tecnocratas.

Resposta: Como em qualquer crise, o dano é evidente, mas ninguém sabe como corrigir a situação. No final, um dano, será ocultado por outro: os graus serão cancelados, mas novas estruturas serão construídas e, então, nem teremos o que tínhamos antes. Atualmente, se considerarmos a falta de compreensão das verdadeiras razões do que está acontecendo, mais não é necessariamente melhor. Todas essas adições não estão adaptadas à natureza. Se acabarmos de dar mais liberdade às crianças, isso não vai acrescentar nada. Sem a aprendizagem integral, que está adaptada à natureza, nada de bom sairá dessas mudanças.

Pergunta: Mas os especialistas estão certos, eles dizem que nós mudamos e que o mundo agora está mutuamente conectado, que devemos trabalhar em grupo, cooperar, desenvolver a criatividade das crianças, seu pensamento criativo, a sua capacidade de estudar e investigar as coisas e desenvolver o ser humano nelas; como isso é diferente?

Resposta: Em termos Cabalísticos isso é chamado de “casca”. Isso significa que é impureza. Os especialistas estão sugerindo que nós usemos o potencial de nos tornarmos igual ao Criador a fim de ganhar pessoalmente. No momento em que eles se aproximarem disso, eles vão encontrar muitas crises que serão piores do que a situação anterior. Tais tendências podem ser comparadas à “conexão do mal” que é ruim para eles e para o mundo.

Se o objectivo não for a união com o Criador, o resultado será o mesmo que na Rússia, onde as tentativas em atingir a união conduziu a resultados opostos. No final, isso também vai nos trazer a solução desejada, mas será um caminho longo e difícil. Eles podem tentar novas maneiras, cancelar os exames e ter crianças sentadas em círculo, mas de uma forma ou de outra, se eles não receberem um kit de ensino de nós, mas agirem de acordo com seu entendimento egoísta sem conexão com o Criador, os resultados serão negativos. No final, tais criminosos vão sair das escolas que, em comparação a eles, os diplomados de hoje vão parecer anjos.

A idéia toda é usar o princípio Divino, o princípio espiritual para o benefício pessoal. Se nós levamos ao mundo o nosso método, será totalmente diferente. Então, o princípio do Rambam, de acordo com o qual devemos desenvolver as “mulheres e crianças” gradualmente até que elas adquiram conhecimentos, será promulgado porque o método certo os fará avançar. Mas, se elas decidirem usar suas próprias forças, espera-se que falhem depois de um tempo.

É verdade que os especialistas começaram a penetrar na essência do problema recentemente e a expressar idéias maravilhosas. Mas não há escolha: se as pessoas não têm a intenção correta, elas estão todas condenadas.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/03/12, O Estudo das Dez Sefirot

Comente