A Meta Do Grupo

Dr. Michael LaitmanNós nos reunimos para estabelecer as bases do grupo para os interessados em aprender as leis da natureza e segui-las. O nosso desenvolvimento representa um caminho que nos permite subir do desenvolvimento inconsciente, sob a pressão das forças da natureza no nível animal, e chegar ao nível do desenvolvimento consciente apropriado ao nível humano. A diferença entre o desenvolvimento animal e o desenvolvimento no nível humano está na compreensão do processo do nosso desenvolvimento natural e a sua realização consciente.

A essência do nível humano é que em vez de se desenvolver sob as forças imperiosas da natureza, a pessoa estuda as leis da natureza e as segue conscientemente. Assim, ela ganha duas vezes: ela se move por própria vontade e rapidamente, sem sofrer golpes, e de bom grado aceita todas as mudanças dentro de si. Ela penetra as leis da natureza e se torna mestre de seu destino.

Deve ficar claro que a causa de todo o nosso sofrimento é a nossa falta de compreensão das leis da natureza com respeito ao indivíduo e a sociedade. Nós estudamos e somos capazes de entender a natureza em seus níveis inanimado, vegetal e animal, mas já que estamos no nível humano, não podemos compreender este nível, isto é, a atitude da natureza em relação a nós. Nós podemos estudar apenas o que está no nível abaixo de nós.

A natureza é integral, plena, e gradualmente desenvolve todas as suas partes, incluindo nós, a este estado. Até agora, nós estávamos nos desenvolvendo de uma progressão simples, linear e egoísta, obedecendo instintivamente as ordens da natureza dentro de nós. No entanto, recentemente, nós concluimos a fase do nosso desenvolvimento linear e egoísta, e ainda devemos nos tornar, individualmente e em conjunto, semelhantes à natureza integral. O objetivo da nossa evolução natural é aprender a essência da natureza, o seu programa e propósito.

Ao estudar as leis dos sistemas integrais e analógicos, nós reconhecemos que isso significa a nossa união completa numa única sociedade, de doação mútua e amor. Nós percebemos que isso é completamente oposto ao nosso egoísmo, a natureza na qual fomos criados. Nós queremos apenas satisfazer nossos desejos pessoais. Isso é oposto à interconexão completa que temos que alcançar de acordo com o plano da natureza.

Ao unir, apesar do desejo egoísta de todos, através de nossas ações de doação mútua, nós estamos construindo um modelo que é semelhante à natureza, a sua qualidade de dar e satisfazer suas partes. Através de nossos esforços de doação mútua e amor, nós deixamos para trás o impacto das duras forças motrizes do desenvolvimento e avançamos à meta: completa integração e equivalência com a natureza.

Nós podemos nos orgulhar de que evoluímos de forma consciente, sem fugir dos golpes como um animal, mas atingindo a força que nos governa. Isto nos eleva ao mais alto nível da natureza, à sua realização completa, para sermos preenchidos com sua força superior e bondade.

Embora não tenhamos alcançado a meta, temos o desejo de alcançá-la. Isso também deve ser importante para nós, apesar de ainda estarmos no início do caminho. No entanto, nós esperamos poder alcançar esta meta elevada.

(Com base no artigo do Rabash “Propósito da Sociedade (1)”

Comente